Funcionamento passará a ser das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia
O Centro de Saúde de São José do Sul passará a atender em um novo horário a partir da próxima segunda-feira, dia 4. O espaço passará a ficar aberto das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira. A decisão leva em conta estudo feito pela secretaria municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social após solicitação do Conselho Municipal de Saúde.
Tal levantamento apontou que no então horário ampliado, ou seja, das 17h às 20h de segunda a sexta-feira, a média de atendimento era de 1,4 paciente por dia para um custo mensal de R$ 15.810,00. Assim, houve a opção de reduzir o horário de atendimento ampliado para investir o valor em exames e especialidades médicas.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social, Rosimar Schley Rech, após consulta à população, ficou definido que o valor será investido na compra de exames de imagem e de laboratório, bem como contratação de especialidades para realização de mutirões. “Hoje temos uma demanda reprimida de exames que a secretaria não consegue dar conta”, comenta. Ela salienta que já em abril devem ser comprados exames de endoscopia e colonoscopia.
Além do Centro de Saúde, localizado em Dom Diogo, a comunidade de São José do Sul também pode buscar atendimento em postos do interior. A unidade de saúde de Linha Bonita Alta funciona nas quintas-feiras, das 13h às 14h. Na localidade de Linha Bonita Baixa o atendimento no posto de saúde local ocorre das 14h às 16h. Já o posto de saúde de São José do Maratá tem atendimento nas segundas e quartas-feiras das 8h às 17h.
O horário ampliado de atendimento no Centro de Saúde foi colocado em prática em 2019, pela gestão do então prefeito Silvio Inácio de Souza Kremer. Atualmente, a Prefeitura conta com convênios com o Hospital São Salvador, o Hospital Montenegro (HM) e o Samu para atendimento fora do horário de funcionamento do Centro de Saúde.