Sem sinal. Proprietários de telefones fixos e móveis sofrem com a má qualidade do serviço prestado por operadoras
De um luxo, a telefonia passou a ser uma necessidade no mundo em que vivemos hoje. Mais, telefones fixos e móveis viraram ferramenta de trabalho. Porém, a má qualidade do serviço prestado por operadoras de telefonia prejudica as comunidades de São José do Sul. Com frequência, a cidade sofre com “apagões” nos aparelhos fixos e um sinal oscilante nos celulares, o que causa transtornos aos usuários.
No Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de São José do Sul, os frequentes problemas na telefonia fizeram com que a diretoria da entidade decidisse cancelar um contrato com a Oi. “O telefone fixo se tornou caro e, muitas vezes, não funcionava. Era bastante complicado”, explica o presidente Erno João Lottermann, 55 anos. Agora, o STR conta com um celular para fazer e receber ligações. “O móvel é bem mais prático”, resume.
O presidente do STR lembra que produtores rurais ligavam com frequência para a entidade e não conseguiam contato. “Muita gente desistiu do fixo”, reforça, revelando que ele também cancelou a linha de sua residência. Erno aponta que a qualidade do serviço de celular caiu com o passar do tempo. “O sinal do móvel já não é mais o mesmo”, comenta.
Proprietária de uma farmácia no Centro da cidade, Marcela Griebeler, 35 anos, sofre com o mau serviço prestado pela telefonia fixa e móvel. “O problema é a oscilação do sinal, não se pode contar sempre com ele. Os telefones móveis também estão ruins”, analisa. A dificuldade de conseguir contato com ela é tamanha que alguns clientes ligam para o celular do seu marido para conseguir falar com Marcela. “Aparentemente o telefone está funcionando, mas as pessoas não conseguem ligar. Isso dificulta o trabalho”, destaca.
Marcela lembra que já chegou a ficar três semanas sem sinal no seu telefone fixo, com a operadora responsável demorando para encontrar solução para o problema. “Se o sinal móvel fosse melhor, eu faria a troca, mas como é ruim e também enfrenta problemas, fico com os dois”, afirma a empresária. Ela aponta ainda que, apesar dos problemas na telefonia, o provedor de internet com o qual trabalha tem apresentado bom sinal.
Prefeitura cobra providências junto às operadoras
Ocupando seu gabinete provisório no térreo do Centro Administrativo, o prefeito Sílvio Kremer mostra a tela do seu celular. O sinal oscila entre dois pontos e nenhum. “Estamos a 70 quilômetros da Capital e temos diversos pontos cegos”, lamenta. O chefe do Executivo lembra que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) previa que 75% da área urbana dos municípios com menos de 30 mil habitantes deveria ser atendida pela telefonia móvel.
Outro apontamento feito por Sílvio é o de que a telefonia fixa no município é atendida pelo sistema WLL. Neste sistema um equipamento de rádio é ligado ao aparelho telefônico do assinante. Este equipamento troca informações com uma estação de rádio, que converte os sinais de rádio em sinais compreendidos pela central telefônica. “É uma tecnologia ultrapassada”, crava o prefeito.
Sílvio destaca ainda que, em maio de 2016, quando era vice-prefeito, entrou em contato com a Vivo e a Oi pedindo melhorias no sinal de telefone fixo e móvel no município, mas recebeu respostas que não foram satisfatórias. “Quero trazer esse pessoal para cá para eles verem a realidade”, afirma.
Além disso, o chefe do Executivo também questionou a Anatel, que encaminhou ofício dizendo que seus indicadores demonstraram boa qualidade no município e que eles estavam dentro das metas estabelecidas. Sua promessa é de insistir numa melhora no serviço prestado em São José do Sul.
O prefeito ressalta que os problemas geram desconfortos e gastos. “Isso prejudica o comércio e o desenvolvimento do município”, salienta. Ele reforça que hoje o telefone é uma ferramenta de trabalho e que até mesmo os celulares se tornaram indispensáveis. “Hoje em dia, a internet também não é mais um luxo, mas uma necessidade para pessoas e empresas”, pondera.
Empresa de telefonia fixa se manifesta através de nota
A Oi, através de sua Assessoria de Imprensa, informa que falhas pontuais na central telefônica de São José do Sul estão afetando o serviço de telefonia fixa de clientes da região. A empresa ressalta que, neste momento, o serviço de telefonia fixa está funcionando normalmente e as equipes técnicas da companhia estão trabalhando para deixar o sistema mais confiável e estável nos próximos dias.
A Vivo, também via Assessoria de Imprensa, comunica que os gráficos de monitoramento de sinal não mostram anomalias no serviço de voz. “Por isso, estamos aguardando o posicionamento da equipe técnica de campo para identificar o que estaria causando este problema”, destaca a nota enviada ao Ibiá pela empresa.