Scab Maratá deve apresentar Plano de Trabalho em São José do Sul
Uma reunião nesta semana entre as administrações municipais e a Associação de Bombeiros Voluntários deu início ao estudo para ampliar o atendimento pelo Scab Maratá (Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros) em São José do Sul. A secretária da Fazenda, Daiana Cavalheiro, assinala que há um Termo de Fomento com a Associação em vigor, pelo qual são investidos R$ 2.800,00 por mês (R$ 33.600,00 ao ano).
“O Termo vale até o final de junho desse ano… e eles fazem várias atividades de atendimento ao município”, assinala. Segundo a secretária, foi a Associação mantenedora do Scab que pediu a audiência com intuito de solicitar aumento deste valor. Para tanto, a Administração Municipal aguarda pela apresentação de novo Plano de Trabalho que especifique a ampliação dos serviços.
“Há uma pauta de criar o projeto de Bombeiro Mirim. Mas a gente não tem nada oficializado, foi apenas uma conversa e seguimos nas tratativas”, declara. Uma prioridade para São José do Sul é focar na prevenção; e Daiana revela ainda a preocupação com os acidentes na BR-470, rodovia de alto fluxo que liga as regiões Vale do Caí e Serra.
38 ocorrências em 2024
Acidente de Trânsito – 07
Abastecimentos – 05
Apoio a órgão público – 05
Ações preventivas – 04
Fogo em mato; corte de árvore, lavagem de pista – 03 atendimentos de cada
Manejo de inseto; salvamento e resgate; incêndios em garagem, em ônibus, em aviário, em carro, em carvoaria; e atendimento pré-hospitalar – 01 atendimento de cada
Rodovia lidera atendimentos
O coordenador do Scab Maratá, Diego Alberto Veimiller, também destaca o risco da rodovia federal. “Nosso maior atendimento na região são os acidentes de trânsito, devido a BR-470 dividindo o município”, destacou. Ele classifica o trecho como de “alto índice de ocorrências”, alertando que este percentual é ainda maior do que revelam os relatórios do Scab, pois, muitas vezes, as ocorrências são atendidas pelo Samu.
“Fizemos uma reunião para buscar uma alternativa junto ao município, para aumentar um pouco o valor de repasse”, comenta. O investimento das prefeituras _ Maratá, Brochier, São José do Sul – são empregados na manutenção geral, combustível para as viaturas e na compra de equipamentos para melhor o atendimento as comunidades.
A possibilidade de ampliação no atendimento não pode incluir a emissão de PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios) não é prerrogativa dos Scab, que atua em Serviço Técnico Operacional de Combate a Incêndio, Atendimento Pré-Hospitalar e Resgate. A verificação do Plano e emissão de Alvará é um setor do Corpo de Bombeiros Militar de Montenegro, que atende a região.

Acompanhe o Scab Maratá nas redes sociais