Safrinha de 3 milhões de quilos da mandarina

Raleio da bergamotinha verde é manejo produtivo e traz renda extra

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de São José do Sul, em parceria com a Emater-RS/Ascar e empresas do setor, realizou sexta-feira, 14, a 2ª Abertura da Safrinha da Bergamotinha Verde. A propriedade do citricultor Ari Schley, em São José do Maratá, recebeu o evento, que valoriza a principal cultura agrícola no município, além de estimular a prática de retirar o primeiro ciclo de produção (raleio).

A responsável pela pasta, Magali Regina Lottermann, aposta que o setor terá perdas devido à catástrofe climática de 2024, quando a alta umidade afetou parte da floração e da formação das frutas.“Mas acreditamos que não seja uma perda grande… que não pode interferir tanto na safra deste ano”, projeta. A previsão da colheita em 2025, apenas da verdinha, é de mais de 3,5 milhões quilos.

Em relação ao preço de mercado pela caixa, comenta que o mais alto chegou em R$ 20,00. “A verdinha também é uma forma de renda para o agricultor, porque antes ele atirava a fruta no solo”, descreve. Ainda que aponte para o fator nutrição do solo com este manejo, há risco de danos à planta, no caso de haver dos fungos ou pela própria acidez da fruta que afeta o pH da terra.

Raleio hoje para fruta bonita amanhã

O extensionista da Emater no município, Pedro Augusto Veit, defende a importância deste manejo para garantir qualidade. “A bergamota produz uma grande quantidade de frutos, e é necessário tirar em torno de 60 a 70% para evitar a alternância de produção, que significa produzir muito em um ano e no ano seguinte não produzir”, explica.

A prática tem ainda o poder de evitar a propagação de doenças, pois descarta aquelas com deformidades ou doenças. “Ao retirar esses frutos, a planta concentra a energia naqueles que permaneceram, gerando bergamotas com maior qualidade e diâmetro”, salienta.

A época ideal para o raleio é quando as frutas estiverem com 2 a 3 cm de diâmetro, garantindo assim maior rendimento para a extração do óleo essencial pelas empresas compradoras. Veit também salienta este valor econômico do raleio, que garante renda ao citricultor antes da colheita da bergamota madura.

Cerca de 50 pessoas participaram do evento, que marcou a abertura da safra da bergamotinha no município

Últimas Notícias

Destaques