Professora de São Sebastião do Caí recebe prêmio estadual

Janaína Flores trabalhou com seus alunos sobre a escrita manual num mundo digital

A professora da rede municipal de ensino de São Sebastião do Caí, Janaína Flores, ganhou na segunda-feira, dia 4, o Prêmio RBS de Educação na categoria Voto Popular. A educadora recebeu 28.890 votos. Seu projeto “Escrevendo em um Mundo Digitado” foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Josefina Jacques Noronha e estimulou as crianças a escreverem cartas à mão e trocarem correspondências.

Segundo a professora, trabalhar com a carta manuscrita trouxe muito envolvimento dos alunos, escolas e comunidade. “Eles (os alunos) perceberam que escrever com a mão favorece muito mais ao cérebro do que a escrita digitada e que a escrita manuscrita nunca pode ser abolida”, garante Janaína. A docente explica que o projeto surgiu da dúvida de alunos que, desde o ano passado, participam do projeto pedagógico “Viajando pelo Brasil através de cartas”.

“Através dessa escrita de cartas surgiu a dúvida do por que escrever à mão, sendo que eles podem digitar e ter o corretor automático”, comenta a professora. Assim, foi realizada uma pesquisa sobre a importância das duas escritas (à mão e digitada) e atividades com análise de dados. Com isso, os alunos descobriram que a escrita manual tem muitos benefícios. “Eles melhoraram muito na aprendizagem, na escrita, na leitura, na caligrafia.
Amam escrever e muitos alunos com dificuldades na aprendizagem tiveram grandes avanços”, aponta a professora, apresentando os resultados do projeto.
“O prêmio é de grande relevância. Foi uma sensação indescritível”, afirma Janaína sobre ter sido a ganhadora da categoria Voto Popular. “Aproveito para agradecer todos que tiraram um tempo para o voto”, reforça. Para a docente, o prêmio dá visibilidade a um trabalho que está sendo feito em escolas da rede pública.

O secretário municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMECTD) de São Sebastião do Caí, Elton Fernandes, a coordenadora da SMECTD, Zoraia Roveda Lauermann, e a diretora da EMEF São José, Cibele Dewes, acompanharam a professora na entrega do prêmio, que o ocorreu em Porto Alegre.

Últimas Notícias

Destaques