A alteração na forma como a região é conhecida é a principal deliberação da audiência pública com a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, ontem, na Câmara de Vereadores de Montenegro. O pedido foi apresentado pela atual coordenadora da Governança Regional de Turismo do Vale do Caí, Michele Martins Nunes, e acatado pelo presidente da Comissão, deputado estadual Tiago Simon (MDB). O parlamentar, autor da lei que instituiu a Rota Turística do Vale do Caí, informou que essa alteração é algo simples a ser feito.
Ele acredita que o pedido diz respeito somente ao âmbito do turismo, não mudando, por exemplo, o nome do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede). Todavia, classificou-a como uma decisão muito forte no que tange a identidade local. Ele observou que a audiência “A Rota Turística do Vale do Caí: um plano de desenvolvimento regional pelo turismo” serviu para consolidar o planejamento estratégico elaborado pela Governança em 2018.
A partir de agora, os envolvidos partem para colocá-lo em prática e assim captar recursos financeiros. Os empreendedores foram empolgados pelo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc), o prefeito de Pareci Novo, Oregino José Francisco, que revelou que em 11 anos a região captou em torno de R$ 60 milhões em recursos governamentais voltados exclusivamente ao turismo.
O plano apresentado por Michele traz eixos temáticos e estruturantes ao setor, baseado em divulgação, infraestrutura (estradas, saúde, segurança), desenvolvimento de políticas públicas e turismo sustentável (preservação ambiental). Ela fechou sua fala conclamando um “turismo integrado”, onde todos se apóiem no intuito de instigar o visitante a voltar. “Uma cidade só não tem tanta força quanto todas juntas”, declarou Michele, que é também diretora de Turismo de Montenegro.
A Rota Turística Vale da Felicidade é composta hoje por 20 municípios, sendo os 19 do Corede Caí, mais Portão, que pertencente ao Sinos. A audiência foi marcada ainda pela apresentação individual das cinco rotas integrantes: Sabores e Saberes, Rota Cervejeira, Caminho das Velhas Colônias, Círcuito Turístico Caminho do Coração, Rota dos Imigrantes da Fé.