Está em vigor decreto da Prefeitura de Vale Real que estabelece multa de R$ 300,00 para pessoas que fizerem uso de água da rede pública sem necessidade. Entre as medidas proibidas estão lavar calçadas, telhados, casas e veículos, além de regar gramados e jardins.
Conforme o prefeito Edson Kaspary, o Tida, a decisão de estabelecer multa de R$ 300 para quem for flagrado desperdiçando água se deve ao fato de ainda haver muitas pessoas que ignoram os apelos do Poder Público para que se evite ao máximo o consumo desnecessário de água. “A partir da emissão do decreto o nosso setor de fiscalização estará na rua com a orientação de aplicar a multa. Não terá advertência, será aplicada multa direto”, alerta o gestor.
O Município emitiu no começo de abril decreto de situação de emergência por causa da seca, que afeta tanto a área rural quanto a urbana de Vale Real. No interior, várias famílias que se abasteciam de fontes naturais existentes na propriedade não têm mais água e a Prefeitura precisa garantir o abastecimento. Vários dos poços artesianos de propriedade do Município diminuíram a sua vazão, motivo pelo qual cada morador é convocado a fazer a sua parte para reduzir o consumo de água.