O município vive uma enchente inacreditável, conforme as palavras do vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil, Fabio Schneider, com registro de água alcançando o Centro, até a Rua Coberta na praça central. “Se tratou de uma cheia de 13 ou 14 metros, mas chegou aos 15 metros, que já ultrapassaria as enchentes históricas”, comenta.
A média histórica em 150 anos (desde 1878) é de 14m82cm, mas o nível em Pareci chegou aos 16 metros no final de semana. Segundo o vice, mesmo com movéis sendo erguidos dentro das residências, muitos cidadãos tiveram grandes perdas. “Onde pessoas nunca precisaram sair de suas casas, houve risco e começamos a resgatar”, revela, referindo-se à noite de sábado, dia 18. A retirada foi feita pela Prefeitura, voluntários e Corpo de Bombeiros de Montenegro.
As principais foram na localidade de Matiel e na chamada Rua da Praia no Centro. A cidade pede doações em geral, de movéis, eletrodomêsticos, roupas, colchões e itens de limpeza. As doações podem ser levadas ao Ginásio Municipal Armin Adolfo Heldt – local do acolhimento das famílias – ou no CRAS que fica ao lado da Prefeitura. A Administração Municipal prepara Decreto de Emergência.
Desalojados no Centro de Pareci Novo
– 17 famílias alojados no Ginásio: 22 crianças e 44 adultos;
– total de removidos: 35 famílias, total 119 pessoas até 17h de domingo