Prefeito destaca conclusão das obras do programa Avançar Cidades
Eleito prefeito de Pareci Novo com 51,25% dos votos válidos no pleito de 2020, Paulo Alexandre Barth (PDT) está completando, junto com o seu vice-prefeito Fábio Schneider (PDT), o seu primeiro ano de gestão. Para avaliar esses primeiros 365 dias de mandato, Alexandre foi recebido na quarta-feira, dia 22, no programa Estúdio Ibiá. Confira os principais pontos da entrevista:
Ano marcado por investimentos e conclusão de projetos
Alexandre assumiu um novo mandato em 2021, mas antes, desde dezembro de 2019, já ocupava o cargo de chefe do Executivo de Pareci Novo em razão da trágica morte de Oregino José Francisco – ocorrida no dia 22 de dezembro daquele ano. Com isso, há em seu primeiro ano de mandato um sentido de continuidade. Assim, foi possível concluir diversos projetos.
Entre os destaques feitos pelo prefeito está a conclusão das obras do programa Avançar Cidades, que beneficiaram 11 ruas da área urbana, bem como asfaltamento na localidade de Vila Progresso, no interior. “Foram muitos projetos finalizados durante 2021”, garantiu Alexandre. O prefeito também destacou importantes aquisições feitas com recursos próprios, como duas vans para a secretaria municipal de Saúde e Assistência Social, uma pá-carregadeira e um terreno onde será alocada a secretaria municipal de Obras e Viação (SMOV).
“A gente adquiriu uma área de terra no valor de R$ 500 mil bem próximo (da Prefeitura). A gente vai retirar o parque da máquinas dali agora (fundos da Prefeitura e de escolas), é um projeto para 2022”, comentou. Parte do terreno onde está a SMOV hoje pertence à Câmara de Vereadores e o prefeito revela que há o desejo do Executivo de conversar com o Legislativo para ver a possibilidade de construir ali um Centro Administrativo conjunto.
No entanto, dentre as conquistas do seu primeiro ano de governo, Alexandre colocou a confiança conquistada junto à população local, principalmente quando teve início o processo de impeachment do prefeito e do vice. “O povo se mostrou muito próximo de nós, isso foi muito positivo”, afirmou.
Sobre o processo de cassação, o chefe do Executivo disse ter visto um começo um pouco turbulento, mas que depois a situação se acalmou. “A comissão (processante) está de parabéns pela forma que está conduzindo (o processo)”, disse. Para Alexandre, durante as oitivas já feitas foi possível comprovar que muitas coisas apontadas na denúncia não condiziam com a realidade. No momento, o processo de cassação contra Alexandre e Fábio está suspenso por duas decisões liminares diferentes.
Como estão promessas de campanha
Redução no número de secretarias: Alexandre disse que o Executivo conta, hoje, com quatro secretários que são servidores concursados e o vice-prefeito sendo titular de uma pasta. Assim, apenas dois secretários das sete secretarias ocupadas não são servidores concursados.
Implantação de projetos de educação profissional e tecnológica presencial e à distância para jovens e adultos: segundo o prefeito, por conta da pandemia, não houve avanço nessa promessa.
Criação de um loteamento habitacional: projeto que é tido como “a menina dos olhos” por Alexandre deve ter avanços em 2022. Segundo o prefeito, 70% do terreno onde o loteamento será construído já passou por terraplanagem. “A nossa programação é no mês de janeiro finalizar a terraplanagem e começar o projeto da infraestrutura”, contou. “O meu sonho é, no segundo semestre de 2022, a gente começar a colocar os lotes à disposição da comunidade”, afirmou.
Projeção de mais obras para 2022
O ano que se avizinha promete ser de mais obras e investimentos em Pareci Novo, segundo Alexandre. O chefe do Executivo revelou que prevê para 2022 obras de asfaltamento no interior com recursos próprios, bem como o asfaltamento na rua dos Parecys, no Centro, por meio do programa PavimentaRS. Através de recursos parlamentares, Alexandre também afirmou que o Município está perto de licitar o seu Centro de Fisioterapia e de investir em infraestrutura elétrica para o Parque Municipal Julio José Colling.
Outros projetos também podem avançar em Pareci Novo no próximo ano. O início das obras de restauro do telhado Seminário Jesuíta São José depende apenas de liberação da Caixa Econômica Federal e o Executivo já trabalha na captação de parceiros para viabilizar o restauro de outras partes do prédio centenário. Além disso, contou Alexandre, a Administração Municipal e vereadores estão trabalhando numa solução para os acessos ao Município pela ERS-124. Recentemente, um projeto feito pelo Executivo foi apresentado ao Daer, mas descartado por supostamente já haver um projeto da própria autarquia para rótulas nos acesso. “Assim que tiver ‘ok’ desse projeto, se existe lá, a gente vai com os vereadores em busca de apoio para fazer essas obras”, assegurou.
Atenção com possível seca e problemas de abastecimento
Quanto aos frequentes problemas de abastecimento de água potável no Município, o prefeito destacou que há um poço artesiano com boa vazão no parque municipal que depende da instalação de energia para funcionar. Além disso, ele reforçou que houve a perfuração de dois novos poços nos últimos dias, um na localidade de Bananal e outro na rua dos Viveiros. Segundo Alexandre, o poço furado em Bananal vai fornecer água ao loteamento Jardins do Pareci, que sofre costumeiramente com a falta de água.
Além disso, Alexandre garantiu que o Município está preparado em caso de nova seca, como a que atingiu a cidade no final de 2019 e começo de 2020. O chefe do Executivo explicou que houve investimento num grande açude no parque municipal, bem como a conquista de uma licença para tirar água do Rio Caí para abastecer viveiros e propriedades que estiveram lidando com falta de água para suas plantações.