Pareci Novo: Fim de semana de muitas celebrações pelos 30 anos de emancipação

Shows musicais, passeio ciclístico e feira do livro são algumas das atrações

As três décadas de existência de Pareci Novo serão comemoradas com uma série de celebrações que iniciam na manhã desta sexta-feira, dia 18, e seguem até a noite de domingo, 20 – data exata da criação do Município. De fato, as comemorações já iniciaram com as realizações das eliminatórias do Torneio da Emancipação – que terá suas finais no domingo – e um encontro que reuniu, no começo do mês, pessoas que ajudaram a construir Pareci Novo.

Nesta sexta-feira, às 9h, acontece a abertura oficial das festividades de 30 anos de Pareci Novo e da 12ª Feira do Livro, na Rua Coberta Oregino José Francisco. Além da comercialização de livros, a feira contará com exposição de fotos, apresentações de teatro e outras atrações ao longo do dia. As atividades da Feira do Livro seguem até as 11h de sábado, dia 19, quando também ocorre o tradicional passeio ciclístico.

O passeio ciclístico, que terá a premiação das bicicletas mais enfeitadas, tem saída programada para as 9h, da rua coberta. No mesmo dia, às 18h, acontece missa de ação de graças pelos 30 anos de Pareci Novo, na Igreja Matriz. Depois, novamente na Rua Coberta Oregino José Francisco, acontecem apresentações musicais com o grupo vocal do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Charla Galponeira, Alexandre César e banda e Wilceu e Mari Pause.

As atividades seguem no domingo, primeiro no Estádio Municipal Osório de Souza Nunes, onde, a partir das 14h30min, acontecem as finais do Torneio da Emancipação. Antes, haverá amistoso da escola de futebol Fera. Às 18h, na rua coberta, acontece show com Yasmim & Maurício. A banda Nave Som se apresenta às 20h30min, antes, às 20h, ocorrerá a revelação dos vencedores do concurso fotográfico.

Por fim, a programação se encerra na quarta-feira, dia 23, com a realização do Baile da Terceira idade, às 13h30min, na Sociedade Cultural Pareci Novo. O prefeito de Pareci Novo, Paulo Alexandre Barth, destaca que tanto parecienses quanto pessoas das cidades vizinhas estão convidadas para participar dos festejos. “Sejam bem-vindos”, afirma.

“Pareci Novo vem num desenvolvimento que a tendência é continuar”
Analisando o passado, o presente e o futuro de Pareci Novo em razão dos 30 anos de emancipação, o prefeito Paulo Alexandre Barth avalia que o Município deve seguir crescendo. “Pareci Novo vem num desenvolvimento que a tendência é continuar”, garante. Ocupando o cargo até, no mínimo, 2024, Alexandre destaca a importância de se investir em Saúde e Educação e diz esperar que o seu sucessor siga nessa linha de trabalho.

Lembrando do passado, o chefe do Executivo de Pareci Novo recorda que a comunidade pareciense era bastante desassistida quando o Município ainda era distrito de Montenegro. “Onde nós morávamos, ali onde eu moro no Bananal, e não só ali, em várias localidades, (as estradas) eram uns trilhos”, recorda. Com a emancipação política foi possível dar melhor qualidade de vida aos moradores locais e Alexandre lembra que também participou dessa luta, mesmo ainda bastante jovem. “Tempos atrás, pegando o livro de atas de emancipação do Município meu nome consta lá dentro, com 17 anos”, revela. “Sempre estive junto e envolvido com a comunidade”, reforça.

Últimas Notícias

Destaques