Pareci Novo busca auxílio externo para recuperar Agricultura

ENCHENTES. Prefeitura pede horas-máquina e verbas do Estado e da União

A avaliação dos prejuízos no Setor Primário de Pareci Novo ainda é parcial, mas em 10 dias o governo Cristina Reinheimer pode confirmar a gravidade devido às enchentes de 2024. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gelci Mello, aponta que as primeiras ações focam na manutenção das estradas e acesso às propriedades, mas a Gestão busca recursos externos mais amplos, como adubação e produção de mudas frutíferas.

Serão necessárias horas-máquinas para recuperação de pomares, seja para retirada de árvores mortas como retirada de sedimentos; mas o Município pensa ainda em investimentos mais amplos, como adubação e até mudar. A prefeita Cristina salienta, no entanto, que um projeto específico ainda deverá ser estudado.
Nesta segunda-feira, dia 13, ela participou do encontro das prefeitas do MDB com o governador em exercício, Gabriel Souza, quando aproveitou para entregar reivindicações.

Além de recursos, solicitou escavadeiras e retoescavadeiras para, somadas ao atual parque de máquinas, trabalharem nas propriedades rurais. Na pauta levou ainda tema como açudes, desassoreamentos de arroios e do Rio Caí, e as obras de ponte seca e galerias na ERS-124 prometidas pelo Daer.

Responsável por 75% da arrecadação, a agricultura foi severamente afetada na catástrofe climática, sendo inevitável uma queda de arrecadação. A safra de citros certamente será inferior a qualquer outro ano, sendo que uma recuperação plena deve levar até 5 anos considerando replantio de pomares. Nos próximos dias os agricultores serão chamados para reuniões de avaliação, de forma pontual por setor, de citros à mudas e flores.

Treinando Nota Eletrônica

Nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 18 horas, na Casa do Produtor (praça central) a Secretaria de Agricultura de Pareci Novo promove treinamento a respeito da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). O sistema digital que acaba com o Talão de Notas do Produtor será obrigatório a partir de fevereiro.

A iniciativa é da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pareci Novo e Emater-Ascar/RS. O secretário da pasta, Gelcí Mello, lembra que esta palestra busca esclarecer as principais informações sobre a NF-e. “Oferecendo soluções práticas e apresentar o aplicativo Nota Fiscal Fácil como uma ferramenta eficiente para facilitar o dia a dia no campo”, salienta.

O palestrante Alexandre Dallazem, instrutor de Nota Fiscal Eletrônica para Produtores Rurais e consultor do Senar-RS trará informações sobre:
• Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): Substituindo as notas em papel, a NF-e traz mais segurança, agilidade e controle para os produtores rurais;
• Aplicativo Nota Fiscal Fácil: Emissão rápida e simplificada diretamente pelo celular;
• Suporte no local: Para instalação do aplicativo GovBR e orientações sobre o uso do sistema (quem já tiver o aplicativo vai precisar da senha).

Últimas Notícias

Destaques