IPTU Verde em Pareci Novo dá retorno na economia e na Saúde

Período para garantir desconto de até 10% em 2025 está aberto

Está aberto o período para moradores da Zona Urbana solicitarem e renovarem adesão ao programa IPTU Verde/ 2025. Com ações simples em prol do Meio Ambiente nas moradias, comércio e indústrias o cidadão pode conquistar até 10% de desconto no Imposto de 2025. A lei é complexo e com detalhes que devem ser considerados, disponível neste link ao site da Prefeitura.

O protocolo deve ser encaminhado na recepção da Prefeitura até o dia 1º de novembro, mediante apresentação da Matrícula do Imóvel e documento com foto do proprietário.
O fiscal da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Alisson Schons, explica que o passo seguinte será o agendamento de vistoria para comprovar a prática sustentável.

Desta forma algumas das ações já deverão ter sido implantadas, como é o caso do item VII da Lei nº 2.714/2022 “economia de água”; pois será comprovado mediante comparação entre os boletos 2023 e 2024. O mesmo se aplica a instalação do item III “sistema de energia fotovoltaica”.

Todavia, Schons concorda que há iniciativas que poderão ser implantadas ainda por este dias, como “sistema de captação da água da chuva” (I) ou “destinação de resíduos orgânicos para compostagem” (IV). Ao todo são 11 iniciativas de impacto ambiental que podem ser adotadas, sendo que cada garante um percentual de desconto, até o máximo de 10%. O servidor assinala que a economia de água, que basicamente refere-se à postura consciente do cidadão, sozinha, garante o desconto máximo. Esse é um bom exemplo do “ganha-ganha” com o IPTU Verde, pois o morador reduz sem gasto na conta de água e no imposto urbano.

Reaproveitamento da chuva garante 3% de desconto. Foto: divulgação/ Prefeitura Municipal

Todos acabam beneficiados
O grande argumento para adesão ao IPTU Verde, ou simplesmente adoção de práticas sustentáveis, é o ganho coletivo. Primeiramente, com redução no uso das riquezas naturais e no descarte de resíduos; o que reflete ainda na redução de investimentos do poder público em serviços relacionados, como o tratamento da água, que em Pareci Novo é municipal.

Em relação às iniciativas dos parecienses, Alisson Schons assinala a preferência pela energia fotovoltaica; que dos 23 protocolos de adesão no ano passado, 36% foram com adoção desta ferramenta. Em seguida vieram compostagem, captação de água da chuva e economia de água potável. Ele também destaca o salto de conscientização, sendo que em 2022, ano de implantação do programa, houve 12 adesões. Ao Município a redução de arrecadação não é impactante: em 2023 o total de descontos foi de R$ 788,10 e em 2024 R$ 1.406,96.

Últimas Notícias

Destaques