Em container, alunos terão lições de Química, Física e Ciências
A expectativa é alta entre os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Pedro Mendel, de Despique, no interior de
Pareci Novo. Isso porque a Prefeitura adquiriu um container que servirá de laboratório de ciências para a escola. Ele representou um investimento de R$ 36 mil e foi montado conforme pedido do Município. No entanto, de acordo com a secretária municipal de Educação, Paula Marnelise Streit, ainda é preciso aguardar antes de o espaço ser colocado à disposição dos estudantes.
“Queremos fazer um entorno, organizar o PVS, botar uma cobertura também para os alunos terem acesso, talvez algumas mesinhas. Tornar o ambiente mais agradável, mais atrativo”, explica a secretária. Além disso, também é preciso fazer o investimento no mobiliário do container. Sobre os equipamentos, Paula explica que serão utilizados os que estão parados na EMEF Beato Roque, do Centro.
A secretária de Educação de Pareci Novo reforça que a ideia é resgatar as disciplinas de Química, Física e Ciências com uma forma moderna e atrativa. “É para os alunos começarem a enxergar e terem outra visão, bem como se interessarem mais pelos temas”, reforça Paula. A diretora da EMEF José Pedro Mendel, Adriana Weber, destaca que os alunos estão ansiosos para utilizá-lo. “É um sonho dos alunos ter um laboratório de ciências. A primeira coisa, quando ele chegou, que eles (alunos) me perguntaram foi: ‘vai ter microscópio?’”, conta. Adriana comenta, ainda, que o laboratório também era um pedido da professora da área de Ciências. Hoje, a EMEF José Pedro Mendel atende 169 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até o maternal.
O espaço poderá ser utilizado por turmas do Anos Finais do Ensino Fundamental e também dos Anos Iniciais. Segundo a secretária municipal de Educação, há o planejamento para a EMEF Beato Roque deve receber igual investimento até o final do ano. Enquanto isso, quando for necessário, ao alunos da escola do Centro serão levados até a escola do Despique para utilizar o laboratório quando ele estiver em atividade.