Produtora Igor Rosa Vídeos disponibilizou acesso ao registro histórico
O documentário “Seminário São José – Berço de Humanidades” pode ser assistido gratuitamente na plataforma Youtube. A produção do parecienses Eduarda Nedel (diretora) e Igor Rosa (produtor) – através da Lei Paulo Gustavo – foi colocada à disposição no final da tarde de sexta-feira, dia 06. A gravação realizada ao longo deste ano, reúne 20 depoimentos ricos em informações e revelações. Um arquivo histórico cujo “storyline” inicia antes das paredes com 123 anos serem erguidas.
Na primeira parte, nomes como do professor montenegrino Eduardo Kauer traçam o perfil do Vale do Caí do Século XIX, e o paralelo entre política, disputa territorial de Portugal e Espanha, imigração alemã e o projeto educacional com base na Companhia de Jesus (Jesuítas).A viagem visual recorda de personalidades da formação de Montenegro e Pareci Novo, e revela como foram moldados aspectos socioeconômicos fundamentais na atualidade.
Resultado final é cativante
São 67 minutos que transcorrem com dinamismo, uma característica que qualifica um documentário e é alcançada na montagem final. O andamento destaca um assunto, com cada entrevistado trazendo sua informação em falas curtas e objetivas. Desta forma “Seminário São José – Berço de Humanidades” prende a atenção do espectador, que se interessa em saber o que aconteceu depois.
O documentário teve exibição pública no último domingo, dia 1º, em sessão “Cinema de Rua” ao lado do prédio histórico. Foi a terceira etapa do “Projeto Angular”, que encerra em dezembro com show de ‘som e luz’ no Seminário.
Assista ao documentário