Adesão ao IPTU Verde cresce em 50%

Cidadão já pode apresentar projeto para desconto no imposto de 2026

Os números do programa de descontos com incentivo à preservação ambiental comprovam a conscientização da população urbana de Pareci Novo, que em 2024 (para o ano vigente 2025) encaminhou 32 protocolos de adesão ao IPTU Verde. Segundo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, isto representa um aumento de 52% em relação a 2023, quando foram 21 protocolos.

As modalidades mais requeridas para receber o desconto nesse ano foram: 36% energia solar; 11% sistema elétrico solar; 11% Economia de água; 10% compostagem; 7% captação da água da chuva e 7% arborização (o restante distribuído nas demais modalidades). “Vale ressaltar que no ano passado tivemos adesão na modalidade de serviço voluntário, em que um munícipe fez a limpeza de uma das ruas fortemente atingidas pelas enchentes de maio”, recorda Alisson Schons, biólogo fiscal do Departamento de Meio Ambiente. O programa soma a sustentabilidade coletiva com economia individual, que, conforme as práticas sustentáveis, proporcionando descontos progressivos no IPTU para moradores comprometidos com o meio ambiente.

Confira as ações e os descontos

Economia de água: 10%
Reuso de água: 5%
Limpeza anual da fossa séptica: 5%
Arborização: 5%
Trabalho voluntário ambiental: 5%
Captação de água da chuva: 3%
Energia fotovoltaica: 3%
Compostagem: 3%
Telhado verde: 3%
Aquecimento hidráulico solar: 3%
Sistema elétrico solar: 3%

Adesão ao Programa de 2026

Para obter os descontos no IPTU em 2026, os moradores devem aderir a pelo menos uma iniciativa sustentável até novembro de 2025. “Estamos avaliando novas opções sustentáveis para ampliar os benefícios do IPTU Verde. Em breve, teremos novidades”, salienta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gelcí Mello.

No momento do protocolo o cidadão deve ter um projeto ecológico em andamento, que passará por análise técnica do setor competente, garantindo o sucesso do programa. Mais informações podem ser adquiridas com o Departamento de Meio Ambiente pelo telefone (51) 998-022-955.

Últimas Notícias

Destaques