Apesar da chuva que atinge a região nesta sexta-feira, dia 24, as obras de recuperação na ERS-240, em Capela de Santana, não foram interrompidas. A empresa CSG, responsável pela administração da estrada, está acelerando os trabalhos para restabelecer o trânsito até domingo, dia 26.
As obras começaram na manhã de terça-feira, 21, com a limpeza do local onde ocorreu o rompimento da rodovia na noite anterior. Máquinas e operários da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) iniciaram a instalação de uma galeria de dois metros de altura por dois metros de largura.
O bloqueio está localizado próximo ao acesso à localidade de Passo da Taquara, uma das alternativas de desvio que liga à ERS-122 em São Sebastião do Caí, com um trecho de estrada de chão batido. Outra opção de desvio, mais curta, é pelas ruas de Capela de Santana, como a Rua Levinius Bauermann, que liga com a Avenida Orestes Lucas no centro, permitindo o retorno à ERS-240 e a continuação em direção à BR-386. Ontem à tarde, essa rua ficou bloqueada devido a problemas com caminhões que atolaram ou tiveram falhas mecânicas.
Outra rota possível é pela Rua Adalberto Borges dos Santos, com entrada perto do pardal, seguindo em direção a Capela pela Rua Henrique Müller. Também há a estrada de Pareci Velho, de chão batido, entre Capela e Caí. Um trajeto mais longo, mas pavimentado, é pela ERS-124 em Pareci Novo, acessando a ERS-122 em São Sebastião do Caí.