CULTURA. Espetáculo contou com escolas, grupos artísticos e convidados
Os eventos públicos de celebração do Natal em Maratá encerraram com o espetáculo Magia do Natal, após cerca de 20 dias de programação cultural focada na valorização da comunidade; com visitas do Papai Noel às localidades rurais e feira de artesanato e produtos coloniais. Também a noite da sexta-feira, dia 13, seguiu o caminho da valorização dos talentos locais, somados a convidados que qualificaram ainda mais a festa no ginásio do Parque Municipal.
Intercalando com os corais municipais, infanto-juvenil e adulto, a Orquestra Municipal e o grupo de danças típicas alemã, a escola de balé clássico Estúdio Inovare mostrou uma variação de coreografias. Ela tem sede em Barão, mas ministra aulas em Maratá no projeto de retomada do balé promovido pela Administração Municipal em 2024 (aos sábados na Casa do Turista).
Um momento realmente emocionante após os desafios superados pelos gaúchos na catástrofe climática, o que foi lembrado no discurso da prefeita Gisele Schneider, que em janeiro assume segundo mandato. “Nosso município tem sido um lugar de resiliência e superação, e neste Natal convido cada um de vocês a renovar a fé em nossos sonhos e ideais”, refletiu.
A cerimônia de abertura marcou a despedida do vice-prefeito, Marcus Jacó Joner, que não compôs a chapa de reeleição. Ele destacou que nos quatro anos acompanhou o desenvolvimento da cidade, em trabalho que realizou pelo bem-estar coletivo. “Agradeço aos munícipes pela confiança”.
O espetáculo foi finalizado pela Jingle Band, reunindo teatro e música na peça “Os Presentes Mágicos do Natal”, em enredo que sugeri a reflexão sobre decência e respeito o ano inteiro. Em terra de Oktoberfest, não poderiam faltar elementos que representassem nossa cultura e história; com o Papai Noel chegando a bordo do Kuchenwagen. A superprodução foi coordenada pela Secretaria de Turismo e Desporto, comunidade escolar, professores dos grupos culturais e colaboradores, com apoio da Cooperativa Sicredi Ouro Branco.