Produtores rurais de Maratá que desejam empreender no setor de alimentos de origem animal receberam uma boa notícia nesta semana. Isso porque a Administração Municipal deu início ao trabalho de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão orientador e fiscalizador que busca garantir a sanidade e qualidade dos produtos de origem animal produzidos no Município para que estes possam ser comercializados de forma legal dentro do território municipal.
Além disso, a instalação do SIM também permite que o Município busque, num próximo momento, a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Este selo, por sua vez, permite o comércio dos produtos cadastrados no SIM em território de todo o Estado.
De acordo com o apicultor marataense Gianmateu Schommer, ter o SIM será muito bom. Ele conta que uma associação de apicultores está sendo montada em Maratá e que a ideia é envasar localmente o produto produzido. “Pretendemos adequar o espaço para ter o selo (do SIM)”, assegura. Depois de obter o selo municipal, conta Gianmateu, a ideia é buscar a certificação estadual. “E depois buscar o selo Arte (de nível federal) para transformar o mel de Maratá numa referência”, afirma.
A implantação do SIM está se dando a partir de um trabalho em conjunto da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente com a DAF Inspeção e Consultoria, empresa contrata pelo Executivo. A equipe de trabalho deve atuar na elaboração da legislação municipal que vai instituir Serviço de Inspeção Municipal e do decreto que vai regulamentar e orientar esta instalação e as condições de funcionamento dos estabelecimentos.
Segundo o responsável técnico da DAF Inspeção e Consultoria, Vinícius Machado Passos, o SIM vai atuar com visitas e palestras de orientação e informação nas escolas e na comunidade local. O atendimento aos empreendedores rurais vai acontecer na secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente e contará com a atuação do veterinário Jeferson Costa, responsável pelas ações de inspeção em Maratá.