Prefeitura atende demanda da comunidade do Centro por esta série
Na volta às aulas, segunda-feira, 10, a Prefeitura de Maratá abriu a primeira turma de Pré-escola na comunidade do Centro. A sala da Pré-A foi montada no ginásio do Esporte Clube Horizonte, com recurso federal do Escola em Tempo Integral. Este prédio é do Município e cedido ao clube. Ele fica ao lado da Emei Descobrindo a Vida. A Administração Municipal garante adequação para “oportunizar um ambiente acolhedor às crianças”, com climatização e a toda estrutura necessária.
Este Ano Escolar é de responsabilidade da Emei, onde os estudantes usam toda a estrutura, em especial o refeitório para sua alimentação. O secretário de Educação, Paulo Isaias Joner, recorda que a Pré-escola há muito é reivindicada pelos pais. “Nós tínhamos só pré-escola no interior, e essa no Centro é uma extensão da Emei porque faz parte da Educação Infantil”, explica.
A primeira turma tem 21 alunos, em sistema de Educação Integral, com atividades extracurriculares pela manhã e aula no turno da tarde. Para acolhimento adequado em 2026 das turmas A e B, o Município espera ampliar a Emei Descobrindo a Vida com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Este projeto, que prevê duas novas salas na escola, segue em tramitação junto ao Governo Federal.