Municípios discutem melhorias nos serviços de saúde

Conferências ocorreram essa semana, em São José do Sul e em Maratá, reunindo profissionais e a comunidade

No intuito de melhorar a oferta de serviços básicos na saúde pública, os municípios da região têm realizado suas Conferências Municipais de Saúde. Esses encontros servem como base para a posterior construção dos Planos Municipais de Saúde. Essa semana, Maratá e São José do Sul promoveram as primeiras edições realizadas em cada município.

Pesquisador e fitoterapeuta Telmo Tiago da Silva palestrou em Maratá foto: divulgação/prefeitura de Maratá

A 1ª Conferência Municipal de Saúde de Maratá, ocorrida no auditório do Centro de Saúde da cidade, contou com a presença da secretária de Saúde, Gisele Schneider, membros do Conselho Municipal de Saúde, do vereador Marcos Joner, representando a casa legislativa, e de usuários da rede pública de saúde. A finalidade do encontro era estabelecer o diálogo com a comunidade sobre o direito à saúde, realizando um diagnóstico da situação local e avaliando as necessidades da população. E assim, formular propostas que integrarão o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos.

A Conferência teve como tema central “Saúde Integral e Atenção de Qualidade no SUS” e contou com palestra ministrada por Telmo Tiago da Silva, pesquisador e fitoterapeuta, que explanou sobre o tema e seus eixos temáticos. Cinco eixos foram discutidos: linha de cuidado materno infantil, linha de cuidado crônico-degenerativo, linha de atenção psicossocial, linhas de cuidado à saúde das pessoas com deficiência, e, por fim, a assistência farmacêutica.

Ainda na terça-feira, 25, foi São José do Sul que realizou sua 1ª Conferência Municipal de Saúde. Segundo Silvani Maria Kremer, Secretária de Saúde, compareceram 31 pessoas da comunidade, representando diversos segmentos da sociedade. O tema central foi “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas – Direito do Cidadão Sãojosense do Sul”.

Foram debatidos cinco eixos: Situação da saúde e os determinantes econômicos, sociais e ambientais do adoecimento; Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade, Participação e Controle Social; Valorização do trabalho e da educação em serviço; e Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde. “Os eixos foram apresentados por profissionais da área da saúde do município e uma profissional vinculada a Emater. À medida que os eixos foram expostos e discutidos, surgiram propostas para qualificar ainda mais os serviços de atenção em saúde do município”, diz Silvani.

Últimas Notícias

Destaques