A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA) de Maratá está realizando a aplicação do larvicida biológico BTI nos arroios existentes em território marataense para evitar a proliferação do borrachudo. A SMAMA destaca que as aplicações seguem todas as orientações técnicas emitidas pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, visando maior efetividade no combate ao borrachudo.
A ação ocorre após o nível d’água baixar e passado o período de maior registro de chuva. Para matar as larvas do mosquito borrachudo, a água dos arroios precisa estar limpa e baixa por alguns dias, o que não vinha ocorrendo nas últimas semanas devido às chuvas em dias próximos. A expectativa é que dentro 15 dias uma nova rodada da aplicação do larvicida será realizada.
A secretaria reforça que os insetos já existentes não morrem após a aplicação do produto na água, pois já estão inseridos no ambiente. Para evitar picadas dos borrachudos que acabaram nascendo a partir das larvas, a orientação é de que a população faça o uso de repelentes. (ARH)