Maratá ampliará Emei com recurso do PAC

VAGAS. Município aguarda repasse da União para licitar obra

A Escola de Educação Infantil (Emei) Descobrindo a Vida receberá uma ampliação estrutural que permitirá abrir mais 30 vagas, em turno integral. O valor total investido, de R$ 544.396,45, será por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado há alguns dias pelo Governo Federal. Neste momento, a Administração Municipal aguarda pela confecção do convênio junto à União; logo não fala em datas ou prazos para início do projeto. Dependerá do andamento deste e da proposta junto ao PAC, Maratá precisará entrar com contrapartida financeira.

O programa PAC selecionou 211 municípios do Rio Grande do Sul para serem beneficiados na Etapa 2024. A Administração Municipal considera a expansão na oferta de Educação Infantil essencial por diversos motivos, como o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças desde os primeiros anos. Outro benefício claro é facilitar a transição para o Ensino Fundamental, proporcionando oportunidades iguais, com redução de disparidades socioeconômicas.

Permite que os pais conciliem responsabilidades profissionais com o cuidado dos filhos, fortalecendo a participação no mercado de trabalho. Cria uma sociedade mais educada, produtiva e engajada. Está em conformidade com as metas educacionais e as prioridades do governo em investir no desenvolvimento educacional precoce. Esses pontos destacam a importância fundamental de expandir a oferta da Educação Infantil em Maratá, avalia o governo, para promover um desenvolvimento mais equitativo.

No ano passado, a Emei Descobrindo a Vida já havia recebido ampliação, com mais uma sala multiuso e um fraldário/banheiro, em área total de 66,65m², e investimento de R$ 165.862,89. Hoje a instituição atende 82 crianças, com idades de 4 meses a 3 anos . “Dependendo da turma, abrimos vaga ainda em 2024”, esclarece a diretora Meri Camillo Weschenfelder.

Últimas Notícias

Destaques