Evento contará com desfile de tratores e caminhões
O Centro de Maratá receberá no domingo, dia 25, uma série de atividades alusivas ao Dia do Colono e do Motorista. A data, que é feriado na cidade, será marcada por programação preparada pela Administração Municipal em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) local e do escritório de Maratá da Emater-RS/Ascar.
As atividades iniciam às 8h, com missa na Igreja Matriz São Miguel. Depois, a partir das 9h30min, a Praça Municipal Dora Lydia Brocker será o centro das atenções. Inclusive, o espaço foi preparado para receber as atividades sendo decorada e com a exposição de expostas ferramentas e utensílios utilizados pelos agricultores, algumas imagens de colonos marataenses em suas atividades, além da réplica de uma casa do campo, frutas e vestuários usados por colonos.
Na praça haverá apresentação do Coral Santa Cecília, de São Pedro do Maratá, e homenagem aos colonos marataenses. Também haverá homenagem aos 197 anos da Imigração Alemã no Brasil e premiação aos destaques de 2020 na emissão de notas do Talão de Produtor Rural.
O desfile de tratores e caminhões também passará pelo local, havendo bênção aos participantes. Aqueles marataenses que tiverem caminhão e trator estão convidados a participar do desfile. A concentração ocorre em frente ao STR, a partir das 9h30min.
De acordo com a Prefeitura, mesmo que Maratá esteja com a imunização avançada – 70% da população já recebeu, ao menos, a 1ª dose da vacina contra a Covid –, segue obrigatório durante o evento o uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento de 2 metros entre cada pessoa. A Administração Municipal reforça que o respeito aos protocolos de prevenção à Covid-19 é fundamental para preservar vidas e evitar um novo surto da doença na cidade.
CTG realizará almoço para retirada no local
Além da programação pelo Dia do Colono e do Motorista, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Encontro das Águas também realizará um evento no domingo. Trata-se de um frango beneficente ao custo de R$ 25,00. O almoço estará disponível apenas para a retirada na sede da entidade, no Parque Municipal da Oktoberfest. Cada ficha dá direito a três coxas, três sobrecoxas, saladas e pão. A retirada poderá ser feita a partir das 10h30min e não é necessário levar potes ou recipientes.
As fichas do galeto podem ser adquiridas até o meio-dia de sábado, dia 24. Eles podem ser adquiridos com membros do CTG Entro das Águas, na recepção do Gabinete da Prefeita, na secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente ou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maratá. (ARH)