Colonos e motoristas de Maratá celebram o seu dia com desfile

Trabalhadores incansáveis, colonos e motoristas tiraram um momento de folga na manhã desta segunda-feira, dia 25, para participarem de uma programação especial pelo seu dia em Maratá – onde, assim com em outras cidades da região, o Dia do Colono e do Motorista é feriado municipal. Além de desfile, o momento contou com a homenagem de diversos produtores que foram premiados em 17 categorias como destaques de produção em seus ramos.

Corais se apresentaram na igreja matriz após missa festiva

As celebrações iniciaram às 8h, com missa festiva. Depois, a Liga de Corais 25 de Julho, composta por seis corais locais, realizou apresentações na Igreja São Miguel. O evento teve, ainda, como corais convidados o Coral Municipal Infantojuvenil e o Coral Municipal Adulto. O anfitrião da vez foi o Coral Santa Cecília, de São Pedro do Maratá.

O desfile e a premiação dos produtores destaque ocorreram após uma homenagem ao Dia do Colono e do Motorista e aos 198 anos da imigração alemã. Entre um dos primeiros premiados estava o casal Valdir Büttenbender e Cleusa Tenroller, destaque municipal como unidade produtora de leitões.

Cleusa e Valdir foram destaque como unidade produtora de leitões e se mostraram orgulhosos pelo feito

Segundo Valdir, o Dia do Colono e do Motorista é de muito orgulho. “A gente está na profissão e a gente gosta disso. Estamos fechando 22 anos nessa lida, antes a gente teve outras atividades. A minha vida toda está na agricultura”, comentou. O produtor rural salientou que manter uma unidade produtora de leitões é trabalhoso e exige muita dedicação.

“É bem cansativo. Tem que ter uma equipe eficiente, dedicada e muito responsável”, reforçou Valdir. “É 24 horas (de trabalho) no nosso setor”, enfatizou e destacou que quando há lotes com parto é necessário que até duas pessoas fiquem na unidade à noite e madrugada para acompanhar os nascimentos que possam ocorrer.

Todo esse esforço de Valdir, da Cleusa e de outras centenas de produtores é de um ganho enorme para Maratá, uma vez que o setor primário é responsável por mais de 90% da arrecadação municipal. “Tenho certeza que investir no agricultor faz nosso Município crescer ainda mais”, destacou a prefeita Gisele Adriana Schneider.

Últimas Notícias

Destaques