Colégio Paulo Chaves, de Maratá, passa a integrar o Escola Aberta

Educação. Escola passará a receber oficinas aos sábados e aos domingos

A população de Maratá contará com uma nova opção de lazer e outras atividades durante o final de semana. O local não é novo, de fato, o Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves é um dos espaços mais tradicionais do município. O educandário agora integra o programa estadual Escola Aberta para a Cidadania e passará a ficar aberto para oficinas aos sábados e aos domingos. A expectativa é que o programa passe a funcionar a partir deste sábado, dia 20.

Conforme a diretora do colégio, Elisângela Oliveira, a oportunidade de participar do programa foi ofertada à escola, que resolveu abraçar a ideia como uma forma de oferecer um benefício para a comunidade. Ela observa que aos finais de semana poderão ser oferecidas atividades como oficinas de dança ou até mesmo de reforço escolar. “Alguns pais estão se disponibilizando (para dar oficinas) e os alunos estão interessados. Alguns deles (estudantes) também querem oferecer oficinas”, destaca a diretora. Um exemplo de oficina citado por Elisângela é a de reforço escolar de Matemática.

Na última semana, a assessora pedagógica da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Elaine Schuck, esteve em Maratá para esclarecer dúvidas e falar mais sobre o Escola Aberta para a Cidadania. De acordo com ela, as atividades aos finais de semana são diferentes da aula regular. “São várias as possibilidades de oficinas, como de capoeira, bordado ou futebol”, comenta. Elaine ressalta ainda a possibilidade de atividades pedagógicas, como aulas de alemão ou produção de texto.

Conforme a assessora pedagógica, o programa tem duração de 12 meses e segue durante as férias escolares, com a escola abrindo suas portas por oito horas no sábado e oito horas no domingo durante todo o período de duração do Escola Aberta para a Cidadania. Elaine salienta que o colégio ficará responsável por definir e divulgar as oficinas de cada final de semana. Interessados não precisam fazer inscrição prévia para participar das atividades.

A representante da 2ª CRE observa que a partir das oficinas podem surgir opções de renda para os participantes e cita como exemplo um grupo que trabalha produzindo sal temperado e uma oficina de manicure que qualificou mulheres para tal atividade. “Outra questão é a comunidade tomar a escola como sua”, reforça.

Elaine (E) e Elisângela falaram para pais e alunos sobre o projeto

Saiba mais
O programa Escola Aberta para a Cidadania, que teve início em 2003, possibilita a abertura da escola à comunidade aos finais de semana, desenvolvendo oficinas planejadas de acordo com as peculiaridades e necessidades das escolas públicas estaduais, priorizando o protagonismo juvenil, a integração da escola com as famílias dos alunos e a comunidade, redução da evasão escolar e dos índices de violência, contribuindo apara o desenvolvimento de uma cultura para a paz. O Programa Escola Aberta para a Cidadania constitui-se como uma política de fomento ao fortalecimento da participação social e democrática do cidadão.

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