Desde 2022 Maratá está integrado ao sistema de atendimento para casos de urgência e emergência em saúde. O Município faz parte do “Projeto Chamar 192”, que contempla as cidades que não possuem cobertura de serviços Samu, desde 2022.
Os marataenses poderão discar 192 para casos graves, entre os quais estão suspeitas de Infarto ou AVC, acidentes – de trânsito e doméstico – e demais situações urgentes com risco de morte. O Projeto Chamar 192 possui atendimento 24 horas todos os dias da semana.
Ao ligar para o número, equipes capacitadas da Central de Regulação das Urgências (CRU) farão alguns questionamentos sobre o caso. A ligação tem ainda atenção de médicos, que indicarão a demanda e os procedimentos a serem adotados pelo Plantão Municipal.
Conforme a secretária municipal de Saúde, Cláudia Schneider Röder, o atendimento é inserido no sistema de atendimento do Chamar 192 e o paciente é encaminhado ao hospital ou centro de saúde mais adequado para o caso, seguindo as diretrizes do Sistema de Regulação do estado.