Alagamento foi decorrente do rompimento ocorrido na ERS-240
Antes do rompimento da ERS-240, moradores de regiões ribeirinhas dos arroios Mineiro e Amoras foram avisados pela Defesa Civil de Capela de Santana sobre o risco de alagamentos, que poderiam atingir bairros como Trilhos, Estação, Arrozeira, Primavera e demais locais, inclusive podendo chegar ao Centro. Mas foi pouco o tempo para evacuar a área e tentar salvar alguns pertences. A Brigada Militar e Bombeiros Militares de Portão e Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí também foram acionados, assim como voluntários que de barco auxiliaram no resgate de moradores.
Foram vários os danos nos imóveis atingidos pelos alagamentos. Em uma fruteira, o proprietário gravou um vídeo mostrando a lama e todos os produtos no chão. “Perdemos tudo. A força da água virou tudo”, mostrou Hermínio Reis, que possui o seu comércio na Avenida Orestes Lucas, a principal via da cidade.
Já em uma propriedade, além dos danos materiais, vários animais acabaram morrendo, como galinhas, ovelhas e cães. Vando Oliveira encaminhou fotos e vídeos dos estragos em casas de familiares, situadas no bairro Estação Azevedo. As residências foram tomadas pela água e lodo, danificando o interior das moradias e também plantações e locais em que estavam animais, sendo que alguns deles morreram.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Estação Azevedo também sofreu vários prejuízos. No colégio, de 1ª a 5ª série, com cerca de 70 alunos, não ocorreram aulas ontem e também não haverá nesta quarta-feira para a realização de limpeza. Quebrou inclusive o muro da escola.