TRADICIONAL celebração da comunidade reuniu mais de 800 pessoas
Um domingo mais que especial para a comunidade de Santos Reis. Nesse 20 de agosto, a tradicional celebração da localidade reuniu centenas de pessoas na Sociedade Cultural Beneficente Esportiva. As atividades iniciaram ainda pela manhã, com culto e missa nas igrejas Luterana e Católica, respectivamente.
Depois das celebrações, os fiéis se uniram em caminhada até a Sociedade, onde foi servido o almoço. Na parte da tarde, as bandas Luar e Brilha Som comandaram o baile. Presidente da comissão organizadora da festa, José Luciano da Silva exalta a tradição do evento. “A festa traz uma característica muito antiga, com essa união dos povos, das igrejas católica e evangélica. Fazemos, nesse dia, uma confraternização com vários amigos de toda região”, diz.
“Tínhamos vendido antecipadamente 800 cartões para o almoço, fora o que é vendido no dia. Por conta da pandemia, não conseguimos realizar a festa em dois anos. Agora estamos retomando, e num dia maravilhoso de sol”, complementa o presidente.
Rogério Maurer e Vera Becker Maurer fizeram parte da diretoria da comunidade por 20 anos. Agora, vão para curtir a festa. “Participamos todos os anos do evento, é uma tradição que vem de mais de 50 anos. É uma festa da comunidade, sempre aparece alguém conhecido que não víamos há tempo. Muito bom participar”, enaltece o casal.
Na cozinha, Maria Hilda Datsch revela os bastidores da preparação. Segundo ela, o trabalho inicia na quinta-feira e só termina na terça (hoje). “É gratificante ajudar a comunidade. Me criei aqui, morei 30 anos fora e agora voltei, e estou ajudando novamente. Todo mundo trabalha, hoje (domingo) começamos às cinco da manhã”, salienta.
Padre e pastor ressaltam a união das comunidades
Após as celebrações nas igrejas, o padre Diego Knecht e o pastor Augusto Cesar Klug se encontraram, se cumprimentaram e fizeram a caminhada juntos até a Sociedade Cultural Beneficente Esportiva de Santos Reis. Eles destacaram o fortalecimento do vínculo entre as comunidades católica e evangélica, e falaram sobre a tradição da festa na localidade do interior de Montenegro.
“É uma tradição muito bela, de várias atividades que a comunidade de Santos Reis faz durante o ano. São quatro eventos, sempre fortalecendo essa união entre a comunidade católica e luterana. A comunidade se envolve, é um momento de unir toda sociedade em torno desses ideais. Como nos antigos tempos, sempre se une esse momento de poder celebrar a fé e a comunidade de modo especial”, enfatiza o padre Diego.
Na mesma linha, o pastor Augusto considera fundamental a integração proporcionada pela tradicional festa de Santos Reis. “Importante fortalecer esse vínculo, que já é muito histórico aqui na região, em especial aqui em Santos Reis. Essa ligação da comunidade evangélica com a católica e com a sociedade fortalece essa relação de proximidade e irmandade, que é importante dentro do vínculo cristão”, pontua.
“Uma frase que me chama muita atenção, é: ‘gente para ser gente, precisa de gente’. Então, nós, como pessoas, precisamos de relacionamento e convivência. E como é bom, depois de um tempo de isolamento e distanciamento, que foi necessário e importante para a proteção da vida, retomar e poder vivenciar de novo essa integração. Isso perfaz o nosso ser gente”, completa o pastor.