Diagnóstico atende a todos os setores, inclusive agroindústrias
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) do Estado iniciou diagnóstico estadual a respeito dos prejuízos da catástrofe climática à economia. Todos os setores, indústria, comércio, serviços e agroindústrias devem responder o questionário online. Na região, a ACI Montenegro/ Pareci Novo tem conclamado os empreendedores a participar da avaliação ‘Impacto das Enchentes’, realizada em parceria com o Sebrae/RS.
Seu presidente, João Batista Dias, explica que será uma pesquisa aos moldes daquela realizada em nível do Vale do Caí em decorrência da enchente de novembro. “A gente se juntou com os Sindilojas e com as próprias secretarias dos municípios, para que a gente alcance o maior número de pessoas, o maior número de empresas”, assinalou. Ele observa que, neste momento, muitos sequer têm ânimo para responder, mas as entidaes representativas seguem insistindo.
Batista defende que é preciso ter uma ideia real do que aconteceu, dos prejuízos. “Com isso conseguimos buscar alguma coisa com o Estado. Essa é a ideia desse momento”, declara. O grupo de trabalho (GT) “enfrentamento e ajuda para as empresas gaúchas” foi formado para mobilizar o setor em torno da reconstrução do Rio Grande do Sul e de seus negócios; sendo base para que os governos direcionem investimentos de forma assertiva e eficaz.