Fluxo segue em comboio controlado na obra em Bento Gonçalves
O tráfego de veículos pelo trecho em obra da BR-470 na Serra tem nova regra a partir desta quinta-feira, dia 15. A liberação entre os quilômetros 185 (Belvedere do Espigão/Veranópolis) e 202 (Cainelli/Bento Gonçalves) seguirá no formato de comboio, mas permitindo também a passagem de caminhões com combinação cavalo-trator + semi-reboque (limitados a 19,80 m de comprimento e 45 t. de peso bruto). Nas primeiras horas do dia, no entanto, houve lentidão no fluxo. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que as filas para passagem escoltada esão muito acima do normal devido a presença dos veículos de carga.
Continua vedado o trânsito dos veículos que necessitam de Autorização Especial de Trânsito (AET) (maiores que 19,80 m de comprimento; 2,60 de largura ou 4,40 de altura); além das combinações de veículos de carga (CVC); para transporte de veículos (CTV); e de transporte de veículos e cargas paletizadas (CTVP) (como cegonhas, pranchas ou similares). A proibição é estendida a qualquer outra combinação de eixos que possua PBT maior que 45 toneladas, ainda que sem carga.
Os comboios, com horários específicos, são orientados pela PRF e puxados por veículo identificado do DNIT. Nessa passagem controlada estão veículos leves, vans, ônibus, caminhões tocos, trucks, bi-trucks de quatro eixos e as carretas especificadas.