Projeto da Câmara Mirim em Brochier está de volta

Parado desde 2020 por conta da pandemia, o projeto Câmara Mirim está em volta à ativa em Brochier. Através dele, alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental concorrem a uma vaga de vereador mirim e, se eleitos, passam a desempenhar a função podendo apresentar projetos e proposições solicitando melhorias para suas escolas, bairros e comunidade como um todo.

Atualmente, o projeto está em fase de inscrição de candidatos. Podem participar os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Emílio Bauer, de Linha Pinheiro Machado, e da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Erni Oscar Fauth. Alunos interessados devem fazer a inscrição na sua própria escola até o dia 13 deste mês. É necessário ter autorização dos pais ou responsáveis.

Definidos os candidatos, o período de campanha será de 17 a 26 de abril. A votação está marcada para o dia 27 deste mês, ocorrendo pela manhã na EEEM Erni Oscar Fauth e à tarde na EMEF Emílio Bauer. A diplomação e posse dos nove eleitos ocorrerão no dia 11 de maio, às 19h, no Plenário Tito Lívio Fauth. A partir de então, os vereadores mirins terão encontros bimestrais.

Presidente do Legislativo Municipal, o vereador Marco Roberto Rasche lembra que o projeto tem a importância de aproximar os jovens do Poder Legislativo. “Com isso, podemos reverter a imagem negativa da política e, da mesma forma, incentivar e contribuir para a formação da cidadania e conhecimento dos aspectos políticos”, afirma.

O projeto da Câmara Mirim é desenvolvido pela Câmara de Vereadores de Brochier e foi instituído pelo Decreto Legislativo 34/2012, tendo seu Regimento Interno Mirim instituído pelo Decreto Legislativo Mirim 01/2013. A ação visa incentivar a participação do jovem na política, fazendo com que os estudantes compreendam o papel do Poder Legislativo no contexto em que se inserem, bem como contribuindo na formação cidadã e no conhecimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira. (ARH)

Últimas Notícias

Destaques