A segunda-feira foi de debates sobre a produção de carvão vegetal em Brochier. Em reunião realizada na Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, foi discutido o andamento do licenciamento dos fornos junto aos produtores do município com a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Emater-RS/Ascar, Associação dos Produtores e Empacotadores de Carvão Vegetal (Apecav) e Executivo.
Também esteve na pauta a proposta de alteração do Cadastro Florestal do Estado, com palestra elucidativa ministrada por Fabrício Azolin e Tiago Antônio Fick, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado. No encontro, ainda foi tratada a retomada dos fornos com chaminé, com orientações da equipe da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec).
À tarde, representantes do Executivo, da Emater, do STR e empresários do ramo do carvão vegetal foram até a propriedade de Cleiton Musskopf, em Linha Pinheiro Machado, para dar andamento à retomada do projeto dos fornos de carvão com chaminé.