Brochier reconhece importância e Scab assinala custos mensais
O Município de Brochier abriu discussão visando melhorias na parceria com a Associação de Bombeiros Voluntários de Maratá. Uma reunião no início deste mês com o presidente da organização, Sérgio Schneider, o coordenador operacional do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros (Scab), Diego Alberto Veimiller, e representantes da prefeitura de Maratá deu início ao projeto que pode inclusive ampliar este investimento anual.
![](https://cdn.jornalibia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/tabela-ocorrencias-em-Brochier.jpg)
O secretário de Administração e Fazenda, Anésio Silvio Scherer, explica que, pelo Termo de Colaboração com a corporação, Brochier repassa R$ 55.996,00 dividido em 12 parcelas mensais de R$ 3.833,00. “Estamos avaliando as possibilidades financeiras do Município”, declarou, em relação à ampliação desta verba.
O prefeito Pigue salientou que a colaboração entre os municípios é fundamental para promover a segurança pública. Na mesma linha seguiu o vice-prefeito de Maratá, Diego Schu, classificando o Scab como “serviço essencial na região”. “Fortalecer essa parceria significa garantir mais agilidade e qualidade no atendimento às ocorrências em Brochier e Maratá”, declarou, durante a reunião.
Preocupação com as carvoarias
O coordenador do Scab Maratá aponta que a ocorrência mais frequente na cidade vizinha é o incêndio em fornos de produção de carvão. “A gente teve muitos incêndios nessa parte, e teve bastante corte de árvore devido às chuvas que teve ano passado”, diz Veimiller, referindo-se à catástrofe climática em maio de 2024.
Ele explica que as verbas dos municípios associados – Maratá, Brochier, São José do Sul – são depositadas diretamente à Associação dos Bombeiros, sem passar por conta da Prefeitura de Maratá. “Fomos buscar um auxílio financeiro maior pra cobrir os custos elevados, que vão aumentando todo o ano”, justifica, sem deixar de assinalar a boa relação os atuais chefes do Executivo de Brochier.