Cores, sabores e integração na hora da merenda garantem energia com saúde aos 150 alunos (berçário ao Pré A – Turno integral) da Emei Sapatinho de Cristal, em Brochier. Um sucesso que colocou este projeto de alimentos saudáveis como “case” de sucesso na 6ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Universidade Federal de Goiás.
Este é o terceiro ano de implantação do programa vinculado à Jornada, realizado também na Emef Leonar Ricardo Bauer, de forma transversal às propostas de trabalho do currículo. A Responsável Técnica pela alimentação na rede municipal, nutricionista Daiane Taís Schwantes, explica que a cada ano o FNDE estipula quatro metas a serem cumpridas, de forma adapta às realidades e particularidades da comunidade.
A Sapatinho de Cristal alcançou o mérito em 2023, com destaque para a hortinha feita pelos alunos e o churrasco com as famílias no 20 de Setembro. Neste ano novos desafios estão sendo vencidos, sempre com foco da comida saudável, especialmente da ‘in natura’ e sem ultraprocessados. “Na Educação Infantil temos uma responsabilidade com a formação da criança”, assinala a diretora da Emei, Lilian da Silva.
Ela explica que nesta idade se forma também o paladar que será levado à vida adulta, por isso a importância de incluir no cardápio frutas, verduras e legumes. A missão é reforçada com a lei “açúcar zero”, implementada em 2020 pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) que proibe alimentos com adição de açúcar para estudantes de até 3 anos de idade.
Aniversário com sabor e saúde
Na última terça-feira, dia 24, a escola realizou mais uma ação relativa ao Tema 1 de 2024 “comer em companhia”, realizando a festa de aniversário do trimestre. O momento era pedido pelos pais e compreendido pelas professoras como importante, criando assim a necessidade de adaptação. Desta forma foi criado o bolo de aniversário feito de frutas, com acompanhamento de espetinhos de frutas e canapés de fruta picada.
Ao contrário do que se possa pensar, o cardápio caiu no gosto das crianças, que não recusam um Kiwi, uma Bergamota ou uma fatia de Melancia. Daiane recorda que houve alguma dificuldade de adaptação ao cardápio apenas no retorno do isolamento da pandemia de Covid-19, quando as crianças se acostumaram com comidas processadas, as chamadas “bobagens”.
Depois, o momento da merenda saudável e nutritiva foi integralmente adotada pelas crianças. A diretora Lilian ressalta ainda o trabalho didático a respeito que é realizado pelos professores, e, sobretudo, a dedicação das funcionárias merendeiras; inclusive com criatividade para montar os bolos de fruta.
Temas do programa realizados em 2023
Tema 1 – Aprendendo sobre alimentação saudável na prática: vamos cozinhar?
Desenvolvimento: cada professor organizou um momento culinário com sua turma, preparando receitas diversas sem açúcar;
Tema 2 – Agroecologia é o caminho para a saúde da humanidade e do planeta.
Desenvolvimento: aproveitando a estrutura da horta, cada turma, ao longo do ano, recebeu um canteiro para cultivar e a colheita é usada na alimentação escolar;
Tema 3 – Utilização das mídias sociais como facilitadoras para integrar a comunidade escolar nas atividades de EAN (Educação Alimentar e Nutricional).
Desenvolvimento: foi publicado nas redes sociais da escola e do município um vídeo sobre o cultivo das hortas e alimentação saudável;
Tema 4 – Valorização e resgate da cultura alimentar regional, por meio da promoção de EAN.
Desenvolvimento: na Semana Farroupilha, valorizando o produto de Brochier carvão vegetal, pais prepararam um churrasco.
Temas do programa em 2024
Tema 1 – Comer em companhia, com prazer e atenção Desenvolvimento: comemoração dos aniversariantes do trimestre, adaptando o cardápio da festa à legislação do PNAE;
Tema 2 – Como a crise climática afeta a nossa alimentação e como podemos agir?
Desenvolvimento: nesta sexta-feira, 27, uma turma fará plantio de 22 árvores, frutíferas e nativas, em espaço onde o Arroio Brochier transbordou em Linha Pinheiro Machado (se não chover);
Tema 3 – Povos e Comunidades Tradicionais: valorizando saberes e conexões na alimentação escolar.
Desenvolvimento: trabalharam a forma como os povos originários da região obtinham os alimentos; e o Pré A visitou o Moinho Becker, em Montenegro, vendo o processo de produção de farinha de milho;
Tema 4 – Além da cozinha: o papel da merendeira como educadora.
Desenvolvimento: trabalhando o papel da profissional como educadora, foi instituído o dia do Cardápio Mood Food, com refeições criativas e divertidas.