ROMPIMENTOS. Dois foram no Centro, e segundo poço foi acionado ontem
Parte da comunidade de Brochier teve um feriadão de Natal sem água potável em suas residências, com o restabelecimento acontecendo de fato apenas na quarta-feira, dia 25. O caso mais grave foi na rua Pedro Lorenz, no Centro, onde, segundo uma moradora que não quer ser identificada, o corte teria iniciado no domingo, 22.
Ela declarou que o problema no abastecimento de água em Brochier é recorrente, seja no verão ou quando acontecem grandes eventos, como a Expofesta. Indignada, observou que o governo atual realizou obras de revitalização no asfalto e calçadas do Centro, mas “não foi capaz de fazer obras de melhoria de encanamento”.
A cidadã acredita que o aumento populacional e construtivo alterou a capacidade de abastecimento, feito por meio de poços. “Estou cansada de pedir gentilmente, cansada de reclamar… é um direito meu, como moradora, e parece que ninguém quer saber do problema do morador, mesmo tendo sido ano de eleição. É lamentável”, desabafou.
Há sete anos, o abastecimento e a manutenção da rede são de responsabilidade da empresa contratada Hidrotec Soluções em Saneamento. Seu proprietário, Jonata Kirsten, assinala o momento atípico deste feriado, com rompimentos na zona Urbana e Rural. Em específico no Centro aconteceram dois rompimentos e em dias diferentes, um deles na rede dentro do Parque da Expofesta e outro, na rua Pedro Lorenz.
“Foi um feriado bem conturbado. Tivemos dois dias com faltas de água”, comentou. Além da área central de Brochier, aconteceram ainda dois rompimentos na localidade de Batinga Sul, e um na Nova Holanda. Questionado pelo Ibiá, Kirsten não afastou a hipótese de a idade das redes ter relação com essa sequência de problemas.
Mas, no geral, Kirsten garante que o histórico de corte no abastecimento no Centro ficou no passado. “Tínhamos um poço só naquela rede, mas agora furamos um novo poço e conseguimos normalizar essa questão”.
Este foi perfurado na área da campeira no Parque, um valor investido de R$105.900 mil, e entrou em operação definitiva nesta quinta, 26. Serão acrescidos 10 mil litros/hora na rede que abastece 330 economias, entre residências e comércio; com reservatório ampliado para 50 mil litros em duas caixas. “Já existe uma de 25 mil litros; e dobramos a capacidade”, declarou o diretor da Hidrotec. O poço original, no Rincão dos Brochier, opera com 12 mil litros/hora.