Feriado com falta d’água no Centro e no Interior

ROMPIMENTOS. Dois foram no Centro, e segundo poço foi acionado ontem

Parte da comunidade de Brochier teve um feriadão de Natal sem água potável em suas residências, com o restabelecimento acontecendo de fato apenas na quarta-feira, dia 25. O caso mais grave foi na rua Pedro Lorenz, no Centro, onde, segundo uma moradora que não quer ser identificada, o corte teria iniciado no domingo, 22.

Ela declarou que o problema no abastecimento de água em Brochier é recorrente, seja no verão ou quando acontecem grandes eventos, como a Expofesta. Indignada, observou que o governo atual realizou obras de revitalização no asfalto e calçadas do Centro, mas “não foi capaz de fazer obras de melhoria de encanamento”.

A cidadã acredita que o aumento populacional e construtivo alterou a capacidade de abastecimento, feito por meio de poços. “Estou cansada de pedir gentilmente, cansada de reclamar… é um direito meu, como moradora, e parece que ninguém quer saber do problema do morador, mesmo tendo sido ano de eleição. É lamentável”, desabafou.

Há sete anos, o abastecimento e a manutenção da rede são de responsabilidade da empresa contratada Hidrotec Soluções em Saneamento. Seu proprietário, Jonata Kirsten, assinala o momento atípico deste feriado, com rompimentos na zona Urbana e Rural. Em específico no Centro aconteceram dois rompimentos e em dias diferentes, um deles na rede dentro do Parque da Expofesta e outro, na rua Pedro Lorenz.

Quinta-feira moradores tiveram que conviver com água turva Foto: Arquivo Pessoal

“Foi um feriado bem conturbado. Tivemos dois dias com faltas de água”, comentou. Além da área central de Brochier, aconteceram ainda dois rompimentos na localidade de Batinga Sul, e um na Nova Holanda. Questionado pelo Ibiá, Kirsten não afastou a hipótese de a idade das redes ter relação com essa sequência de problemas.

Mas, no geral, Kirsten garante que o histórico de corte no abastecimento no Centro ficou no passado. “Tínhamos um poço só naquela rede, mas agora furamos um novo poço e conseguimos normalizar essa questão”.

Este foi perfurado na área da campeira no Parque, um valor investido de R$105.900 mil, e entrou em operação definitiva nesta quinta, 26. Serão acrescidos 10 mil litros/hora na rede que abastece 330 economias, entre residências e comércio; com reservatório ampliado para 50 mil litros em duas caixas. “Já existe uma de 25 mil litros; e dobramos a capacidade”, declarou o diretor da Hidrotec. O poço original, no Rincão dos Brochier, opera com 12 mil litros/hora.

Últimas Notícias

Destaques