Brochier receberá no dia 26 deste mês o VII Seminário de Agroecologia do Vale do Caí. O evento, que acontece no Restaurante Faal, busca promover a sustentabilidade no planeta através da troca de experiências, palestras e debates. A inscrição para o seminário pode ser feita pelo link forms.gle/MQHzDEwXpLvHfNTK9.
O evento inicia às 8h30min, com recepção e lanche. Às 9h ocorre a abertura. A primeira palestra, marcada para 9h30min, será sobre agroecologia e saúde, sendo ministrada pelo engenheiro agrônomo Luis Rupp, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Bento Gonçalves.
Às 10h30min acontecerá uma roda de conversa sobre desafios, avanços e limites no trabalho com agroecologia e produção orgânica na região. O debate inclui representantes da Ecocitus, da Emater e da Associação de Produtores Ecológicos Dom Diogo (Aspedd), de São José do Sul. Após, às 11h45min, haverá espaço para perguntas sobre o tema.
Após o almoço, a programação retorna às 13h30min com palestra sobre a Portaria 52/2021 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e problematização sobre produção fora do solo e sementes e mudas na produção orgânica. Na sequência, às 14h, serão debatidos avanços e soluções para essa problematização. O debate segue, com participação do público, a partir das 14h30min.
Às 15h serão dados os encaminhamentos do seminário, seguido de momento de troca-troca de sementes e mudas. O encerramento está previsto para as 16h.
O VII Seminário de Agroecologia do Vale do Caí é uma realização conjunta da Emater-RS/Ascar, Prefeitura de Brochier, Grupos Organizados de Agroecologia do Vale do Caí, FETAG-RS, Ecocitrus e Organização de Controle Social (OCS) Cultivar, de Brochier. A ação conta com apoio da cooperativa Sicredi.