Programa visa impulsionar o desenvolvimento econômico
A Prefeitura de Brochier irá ampliar a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a partir de 2023. Isso se dará por meio da adesão ao programa Cidade Empreendedora. Brochier será a primeira cidade do Vale do Caí a aderir ao programa, que já está presente em outras 78 cidades gaúchas.
A gestora de Políticas Públicas do Sebrae RS, Michele Werner, explica que o Cidade Empreendedora é um programa estadual e tem como objetivo a transformação local. Tal transformação visa impulsionar o desenvolvimento econômico e fomentar o empreendedorismo, mas respeitando as realidades de cada Município. Isso se dá pela implantação de políticas de desenvolvimento por meio de eixos de atuação.
“O Município de Brochier irá trabalhar os eixos prioritários mais o eixo de Valorização das Empresas Locais, Microcrédito e Diretrizes Municipais de Gestão”, destaca Michele. Os eixos prioritários são Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação. “O poder público tem cada vez mais se voltado para melhorar o ambiente de negócios e avançar em diversos temas geradores do desenvolvimento econômico local. Nesse contexto, a implantação do programa Cidade Empreendedora se mostra como uma importante ferramenta de incentivo ao empreendedorismo”, reforça a gestora.
Gestora da Sala do Empreendedor de Brochier e agente administrativa da Prefeitura, Mara Ana da Silva diz que o feedback dos empreendedores que participaram do programa de desenvolvimento municipal, o Brochier Cidade Empreendedora, durante 2022 está entres os principais motivos para buscar a ampliação da parceria com o Sebrae. “A gente vê a mudança acontecendo dentro dos empreendimentos deles e isso é muito gratificante”, afirma.
Mara ressalta que o programa municipal foi criado em 2021 com o intuito de apoiar e incentivar os empreendedores locais. Em 2022, o programa foi ampliado e teve grande adesão. Inclusive, em parceria com o Sebrae, foram realizadas 489 horas de capacitações aos empresários.