Associação deverá passar a ser integrada por mais um município da região
O presidente da ACI, João Batista Dias, recebeu convite para apresentar a entidade a um grupo de empresários. “Nada impede que as empresas de Brochier sejam associadas da ACI, mas o nome de Brochier ainda não integra a entidade, porque depende de uma assembleia”, explica Tita. “Na reunião falamos sobre a ACI, o que faz, nossos programas e entidades”, completa. Surgiu então a ideia de criar um núcleo de trabalho multissetorial.
Foi criado um núcleo da ACI em Brochier, tendo como coordenador Rudimar Kaspar. Já ocorreram duas reuniões, em dezembro e janeiro, inclusive com definições de demandas. Na semana passada, o presidente da ACI, João Batista Dias, junto com o coordenador do Núcleo, Rudimar, estiveram em reunião com representantes da Prefeitura de Brochier, apresentando as demandas que foram apontadas nas reuniões.
Os assuntos discutidos, levantados durante os encontros do Núcleo, incluíram: horário de creche, participação do projeto Eco Pila na Expofesta, funcionamento da moeda Socioambiental da ACI na cidade e a participação da entidade e do Núcleo de Brochier na região. Entre os presentes na reunião, além de Tita e Rudimar, estavam o prefeito Clauro Josir de Carvalho, o secretário da agricultura, meio ambiente, indústria e comércio, Gilberto Buttenbender; a vice-prefeita e responsável pela Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Patrícia Schommer; e a gestora da Sala do Empreendedor de Brochier, Mara Ana da Silva. Conforme Tita, a Prefeitura sinalizou que deve atender as demandas.
Núcleo em Pareci Novo
A direção da ACI pretende criar um núcleo também em Pareci Novo. Agora em março vai completar dez anos que o Município faz parte da ACI, mas Tita explica que os integrantes acabam se envolvendo mais nas atividades de Montenegro. Foi marcada uma reunião com a comunidade empresarial de Pareci Novo para o próximo dia 9 de março, uma quinta-feira, às 19h, no Biolo Restaurante e Eventos. Segundo João Batista, o objetivo do encontro será uma apresentação da entidade para os associados e não sócios. Na ocasião, também será proposta a criação de um núcleo multissetorial em Pareci Novo. “Assim poderemos trabalhar as demandas do município, visando o seu desenvolvimento”, ressalta.
O presidente da ACI conta que serão visitadas empresas, tanto em Brochier como no Pareci, para integrarem o núcleo multissetorial. Outros municípios vizinhos, que já fizeram parte de Montenegro, também poderão ter núcleos, como Maratá e São José do Sul. “Isso vai acontecer de forma natural, dependendo do interesse dos próprios empresários locais. A intenção é juntar forças visando o desenvolvimento dos municípios e da região” conclui Tita.