Brochier e Pareci Novo: Homologados decretos de situação de emergência por causa da seca

Prejuízos causados pela estiagem são grandes nas duas cidades

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul homologou, no começo da semana, os decretos de emergência por conta da estiagem de Pareci Novo e de Brochier. O decreto de Pareci Novo foi homologado pela União na quinta-feira, dia 27. A previsão é de que a situação de emergência por conta da seca em Brochier seja reconhecida pela União nos próximos dias.

O prefeito de Pareci Novo, Paulo Alexandre Barth, destaca que as homologações permitirão que o Executivo capte recursos para ações emergenciais e também deve agilizar a abertura de poços e açudes. Outra ação que poderá ser realizada é a entrega de cestas básicas para as famílias que tiveram prejuízo por conta da estiagem. O chefe do Executivo, que assinou o decreto de situação de emergência dia 14 de janeiro, ressalta que a chuva dos últimos dias traz alívio.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil em Brochier, Priscila Kleber Viacava, com a homologação do decreto as Prefeituras conseguem dispensa de licença ambiental e de licitações, o que agiliza processos de compra para amenizar os problemas causados pela estiagem. “Além disso, financiamentos rurais de produtores podem ser recalculados e parcelas podem ser estendidas”, destaca. Priscila também salienta que agricultores podem conseguir acesso a seguros agrícolas.

O secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio de Brochier, Gilberto Valdir Büttenbender, a Prefeitura já está executando a abertura de açudes e poços para dessedentação animal. “Esperamos que estas ações amenizem o problema de falta de água nas propriedades rurais”, explicou. Por conta disso, o secretário classificou a chuva que atinge a região desde a tarde de quarta-feira como uma bênção.

O decreto municipal de situação de emergência foi assinado pelo prefeito Clauro Josir de Carvalho em 10 de janeiro e foi recomendado pela coordenadoria da Defesa Civil local com base em laudos técnicos emitidos por órgãos da sociedade civil e do setor público. Em Brochier, os prejuízos causados pela seca são tidos como significativos e afetando principalmente a produção leiteira e a pecuária de corte. A seca também ameaça o abastecimento de água para o consumo humano.

Últimas Notícias

Destaques