Um estudo comprovou que a inoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio (rizóbios) nas mudas de Acácia-negra resulta no aumento da qualidade das mesmas. A solicitação de registro do inoculante será encaminhada para o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); com base no trabalho de pesquisadores da área de solo e água do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
“Essa é uma etapa importante para disponibilizar a tecnologia, pois a partir disso as indústrias poderão produzir o bioinsumo e comercializar com os acacicultores”, destaca o engenheiro florestal Jackson Brilhante, coordenador do Comitê Gestor do Plano ABC+RS. Segundo ele, essa é uma ação importante para ampliar a adoção de bioinsumos no setor.
Os testes foram feitos em fevereiro deste ano, revelando uma superioridade impressionante de parâmetros de qualidade nas plantas jovens: maior uniformidade, maior vigor, maior sanidade. A inoculação foi capaz de aumentar em 20% o diâmetro do colo das mudas; 24% a altura; 13% a massa seca da parte aérea; 10% em massa de raízes e também acumulou cerca de 20% a mais de nitrogênio.