A Expansão da Chama Crioula foi realizada nesta manhã de 7 de setembro (sábado) em Triunfo, abrindo oficialmente a Semana Farroupilha na 15ª Região Tradicionalista. Não há lugar mais representativo no que tange a Revolução Farroupilha, e emocionalmente importante aos Tradicionalistas, do que essa cidade histórica. A Cerimônia foi realizada em frente ao Museu Farroupilha, abrigado na casa onde nasceu o general Bento Gonçalves.
Os presentes foram ainda mais submersos em ar de retorno ao passado, estando cercados por prédios bicentenários tombados pelo Patrimônio, como a Matriz do Senhor Bom Jesus do Triunfo (1754) e o Teatro União (1848).
A cerimônia foi aberta pela Orquestra Violeira do CTG Estância da Vendinha (localidade de Vendinha/Triunfo), diante de um palanque oficial com o coordenador da 15ª, patrão Edgar Barnasque dos Santos; o prefeito de Triunfo, Murilo Machado, e o historiador e tradicionalista montenegrino Flavio Patrício Vargas.
Uma tropa de quase 300 cavalarianos dos CTG’s e Piquetes chegaram no Centro por volta das 9 horas, posicionando-se em ambos os lados da avenida Luiz Barreto até a Praça Bento Gonçalves. Assim recepcionaram a comitiva da 15ªRT que escoltou a Centelha Farroupilha desde a cidade de Alegrete, onde foi gerada a Chama dos Festejos Farroupilhas no Estado.
O “Esperança Dom Vital” é inspirador
Foram 580 quilômetros recriando a tradição dos tropeiros, em uma experiência compensadora, garante o diretor de Cavalgadas da 15ª, Luis Atos Albano Irigaraí. Ele veio montado em seu ‘pingo’ “Esperança Dom Vital”, um nome representativo aos gaúchos após a catástrofe climática de maio. “Muito triste! Vimos muita destruição. Toca no sentimento, pois é muito triste de ver”, lembrou. Inclusive o roteiro precisou ser alterado devido aos caminhos bloqueados.
“O Rio Grande do Sul foi vitorioso ‘a pata de cavalo’, e ‘a pata de cavalo’ vamos buscar a Chama. Pelas estradas no lombo do cavalo é que se defende o Rio Grande”, declarou Irigaraí, a respeito da preservação das cavalgadas da Chama Crioula.
A Centelha de Montenegro está sendo escoltada pelos tradicionalistas do CTG Acácia Negra. A cerimônia de Expansão no município será neste domingo, a partir das 10 horas, no CTG Os Lanceiros (ao lado da Estação da Cultura).