Práticas sustentáveis melhoram o mundo

Na próxima segunda-feira, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Data emblemática para reforçar a importância da preservação dos recursos naturais, mas também para chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais. É sempre importante frisar que um mero pacote vazio de bolacha descartado no chão pode causar danos irreparáveis à natureza. Por isso, a conscientização é fundamental.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1972, durante uma conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia.
Bióloga, com pós-graduação em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Florence Lenhardt destaca ações que podem ser colocadas em prática pela população a fim de cuidar do planeta. “Sempre digo que uma das questões que a população poderia e deveria melhorar é na busca da conscientização com os resíduos que a gente gera diariamente”, salienta.
“Conscientização de que somos responsáveis pelos resíduos que geramos e, principalmente, a destinação que damos a eles. A partir do momento que entendemos isso e passamos a mudar nossos hábitos referentes a eles, separando em casa, no trabalho… reciclando o que pode ser reciclado, cuidando da rotina da coleta seletiva (lixo seco e úmido), destinando corretamente”, acrescenta Florence.

A bióloga aconselha a comunidade a buscar informação ambiental e entender que, com esses pequenos hábitos no dia a dia, a população colabora com a remediação dos inúmeros impactos ambientais gerados pelo mau gerenciamento deles. “Além disso, temos projetos ambientais em nosso município e região que nos auxiliam nesse processo”, ressalta.
Um dos projetos citados por Florence é o Eco Pila, da ACI Montenegro/Pareci Novo, que nos dá a facilidade e nos permite realizarmos a destinação de praticamente todos os resíduos que geramos, tanto os reciclados, quanto os orgânicos. “Temos a oportunidade de destinar corretamente resíduos orgânicos e resíduos recicláveis, gerando o mínimo de lixo possível encaminhado aos aterros sanitários”, salienta.

Projeto Eco Pila permite destinarmos praticamente todos os resíduos que geramos diariamente

O benefício da tecnologia para o meio ambiente
Em uma era digital, onde grande parte da população se conecta e realiza suas tarefas diárias a partir do computador e/ou do celular, o meio ambiente caminha lado a lado com os avanços tecnológicos. São inúmeros benefícios nesse aspecto, principalmente na questão da educação e do conhecimento ambiental.
Seja no computador ou através do aparelho celular, a população pode pesquisar, receber e se conectar com várias informações ambientais, de sustentabilidade. Existem aplicativos verdes que podem ser baixados e utilizados, além de perfis de conteúdo ambiental nas redes sociais. Documentários e filmes referentes ao meio ambiente e que retratam assuntos socioambientais, também estão disponíveis.

Florence Lenhardt explica que, nas questões de trabalho ambiental, uma das melhores tecnologias aplicadas atualmente para o meio ambiente é o uso de satélites e drones ambientais. “Um dos maiores problemas e mais graves que enfrentamos neste meio hoje são os desmatamentos. Existem sistemas de controle ambiental via satélite, que notificam os órgãos responsáveis para que haja a fiscalização devida nestes casos, contribuindo para que, esse tipo de atividade diminua e que haja mais conscientização das pessoas quanto ao tema”, declara.

Dicas sustentáveis
Apesar de junho ser considerado o mês do Meio Ambiente, a conscientização da população deve
acontecer durante todo o ano. A bióloga Florence Lenhardt lista uma série de dicas sustentáveis que
podem ser implantadas facilmente no dia a dia, seja no local de trabalho, nas escolas ou em casa:
– Considere todo o ciclo do produto que você vai adquirir, desde como ele é produzido até o seu respectivo descarte. Quais os tipos de componentes são utilizados na sua produção? Quando não me servir mais, existe a possibilidade de reutilização em outro contexto ou, consigo encaminhar ele para a reciclagem de forma ecologicamente correta?
– Faça escolhas conscientes: uma ótima forma de reciclar é, sempre que for viável, substitua os materiais de escritório de modo sustentável, optando por peças feitas de matérias-primas recicladas ou que utilizem produtos ecologicamente corretos, também chamados de produtos verdes – que assumem e respeitam o compromisso com o meio ambiente em seus processos de produção.
– Redução no uso de descartáveis: (para mim, uma das dicas mais essenciais e importantes que posso passar) eliminar o uso de copos ou qualquer outro tipo de plástico descartável! A melhor alternativa ecologicamente correta para eliminar o uso do plástico em atividades cotidianas é substituí-lo. Faça campanhas incentivando o uso de copos de vidro, canecas e garrafinhas que podem ser lavadas e não descartadas.
– Sempre que puder, opte por alimentos orgânicos e da estação: os orgânicos são mais saborosos, possuem mais nutrientes e são uma fonte saudável de alimentos. Além disso, são produzidos de forma ecológica e sustentável com o meio ambiente. Mais: se você optar por frutas e legumes da estação, estará consumindo produtos mais frescos e nutritivos em comparação com os outros, isso porque, quando cultivados em seu período natural, esses produtos captam melhor os nutrientes do solo em que são plantados. Essa é uma forma de investir em uma alimentação saudável e apoiar e promover uma agricultura sustentável da região.
– Uso racional da água: conscientizar a galera da importância de economizarmos água, principalmente no verão – mas também nas estações mais frias. Diminuir seu consumo com atitudes diárias bem fáceis de realizar, como: fechar a torneira enquanto escova os dentes e lava a louça, assim como evitar banhos demorados já colaboram e muito na preservação desse bem tão valioso.

Últimas Notícias

Destaques