Limpeza, plantio de mudas e conscientização: uma ação em prol do futuro no Pareci

Entre as inúmeras ações voltadas ao meio ambiente ocorridas ao longo deste mês na região, a atividade realizada com os alunos 5° ano da Escola Beato Roque, de Pareci Novo, merece destaque. Na Rua dos Viveiros, cerca de 20 estudantes participaram de uma palestra ambiental sobre descarte correto do lixo e cuidados com a Dengue. Além da palestra, os alunos realizaram o plantio de mudas nativas em um local onde eram depositados, irregularmente, entulhos e lixo.

A atividade contou com um bate-papo entre integrantes da Administração Municipal e os jovens alunos. Depois, os estudantes foram questionados em relação ao que gostariam de fazer na ação: recolher o lixo ou realizar o plantio das mudas. Com isso, o grupo foi dividido para a “força-tarefa”, que teve o recolhimento de uma quantidade expressiva de lixo que havia sido jogada às margens do Arroio Maratá e da Rua dos Viveiros, como pneus, lâmpadas, garrafas de vidro, isopor, plástico, entre outros.

Seis espécies de mudas nativas foram plantadas no local: camboatá, aroeira vermelha, ipê roxo, tarumã, quaresmeira e angico. A Prefeitura de Pareci Novo agradece ao Viveiro do Bajé, pela doação das mudas, e à empresa Bio-C, pela doação do composto orgânico. Ações práticas como essa realizada na Rua dos Viveiros são fundamentais na transformação dos alunos em futuros cidadãos mais conscientes.

Vice-prefeito de Pareci Novo, Fábio Schneider explicou a proposta da atividade desenvolvida com a garotada da escola Beato Roque. “Plantamos algumas mudas de árvores, para simbolizar o plantio de mudas na nossa natureza. Colocamos um pouco de aterro aqui (na Rua dos Viveiros) para alargar a estrada, que era bem perigosa, e o pessoal acabou jogando lixo aqui. Plásticos, vidros, entre outros, então recolhemos esses lixos que estão no local e na beira da estrada”, salientou.

Contato próximo com a natureza
Após o recolhimento do lixo e o plantio das mudas nativas, o grupo fez uma caminhada pela estrada, onde muitos conheceram o túnel verde. “Fizemos esse passeio com as crianças para elas estarem em contato direto com a natureza. Como grande parte dos alunos são da nossa parte urbana, eles estão acostumados com o centro, com a praça e a escola. Então, buscamos aproximá-los da natureza, diferente da realidade deles no dia a dia”, complementou Fábio.

Na Beato Roque, a conscientização acerca da importância dos cuidados com o meio ambiente é trabalhada diariamente. “Eles (alunos) estão adquirindo muitas práticas voltadas ao meio ambiente. A gente vem, no dia a dia, tentando conscientizá-los, para o futuro deles. Porque, na verdade, o futuro pertence a eles, que são os herdeiros e vão cuidar do planeta e do meio ambiente. Essa atividade aqui na Rua dos Viveiros complementa bastante o nosso trabalho desenvolvido na escola”, destaca Lisane Bock, professora do 5° ano.

A valorização das mudas nativas
As seis espécies de mudas de árvores plantadas pelos alunos na Rua dos Viveiros não foram escolhidas aleatoriamente. A Secretaria de Meio Ambiente do Município buscou valorizar espécies da região, tendo em vista que algumas estão ameaçadas de extinção.

Fiscal de Meio Ambiente e Posturas de Pareci Novo, Alisson Schons reforça a importância da ação. “Acredito que é importante fazer esse plantio de mudas, principalmente das mudas nativas, pegando as espécies que temos na nossa mata atlântica, especialmente essas que produzem frutos, para ajudarmos na questão da avifauna. Também escolhemos essas por serem espécies da região, então é bom valorizar essas espécies no plantio. Além disso, buscamos recuperar essa área também, que estava cheia de lixo”, frisa.

Alisson enaltece o engajamento da garotada com as causas ambientais e considera fundamental a participação dos jovens estudantes em ações como essa. “É bacana trazer as crianças, pois elas vendo as coisas que estão erradas, e explicando para elas a forma correta de como se deve fazer, auxilia na preparação para o futuro delas. Serão cidadãos mais conscientes com as questões ambientais e, desde já, praticar boas ações no dia a dia”, complementa o fiscal.

Últimas Notícias

Destaques