Em ação ambiental, estudantes de Pareci Novo conhecem a BioC

O Mês do Meio Ambiente teve inúmeras ações no Vale do Caí, focadas no conhecimento e na preservação dos recursos naturais. Uma delas foi a visita dos alunos de 9° ano das escolas Beato Roque e José Pedro Mendel, de Pareci Novo, à empresa Bio-C, em Montenegro. Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Pareci, a atividade teve o objetivo de mostrar para os estudantes, na prática, o trabalho realizado na usina de compostagem, especialmente na questão da sustentabilidade.

Secretário de Meio Ambiente de Pareci Novo e vice-prefeito do município, Fábio Schneider destaca que ações como essa são realizadas todos os anos pela pasta. “Todos os anos levamos algumas turmas das escolas do município em lugares como parques, Bio-C, Novo Citrus… Empresas ou locais que realizam algum trabalho que contribua com o nosso meio ambiente”, enfatiza.

Situada às margens da rodovia ERS-124, a Bio-C é uma empresa especializada na coleta e processamento de resíduos orgânicos industriais classe II. Por meio de um processo ecológico e sustentável de compostagem por microrganismos aeróbicos, esses resíduos se transformam em adubo orgânico. Durante a visita dos alunos, o ambientalista Paulo Lenhardt, proprietário da empresa, mostrou todas as etapas do processo.

Paulo Lenhardt explicou as etapas do trabalho realizado na usina de compostagem

Lenhardt ressalta a importância da escola para a educação ambiental e frisa que é fundamental que os jovens se preocupem com o meio ambiente. “Aqui tu tens na prática o que eles (alunos) podem levar adiante, então a escola é fundamental nesse contexto. Aqui, tu precisa ler o ambiente, dialogar com tua planta, e é dialogar mesmo, se ela está com fome ou não, se está com problema ou não. Ela diz tudo isso, e tu tens que entender o que ela diz”, salienta.

Professor de Ciências da escola Beato Roque, Sinue Quadrado considera que a visita foi um momento de bastante aprendizado sobre o gerenciamento de resíduos, consumo de recursos naturais e destinação correta do lixo. “Esse processo realizado pela Bio-C é muito importante, pois é um método ecológico, da transformação para esse adubo orgânico, para a destinação correta. Foi um grande aprendizado que tivemos, muito válido”, declara.

Sinue relata que, na escola Beato Roque, todos se preocupam bastante com a destinação dos resíduos. “Passamos isso para os alunos e percebemos que eles também estão muito preocupados. Os estudantes já fazem a parte deles cuidando a destinação correta, se preocupando sobre o que é reciclado e o que não é. E, dessa forma, levando para o dia a dia, nas famílias, o que podemos fazer para melhorar o nosso ambiente, que está tão degradado”, pontua.

“Tudo é bom, mas a gente pega e coloca no lugar errado”, constata Paulo Lenhardt, acerca da destinação de resíduos.

Últimas Notícias

Destaques