Referência nacional na produção de ovos, ovos líquidos, em pó e suplementos alimentares, a Naturovos, empresa localizada no município de Salvador do Sul, também investe na questão sustentável. Além de entregar um produto de qualidade para os consumidores, a empresa se preocupa com os três pilares do ESG: governança, meio ambiente e sustentabilidade. São mais de 350 colaboradores na unidade de Salvador do Sul, todos engajados nas causas socioambientais.
A empresa desenvolve inúmeras iniciativas voltadas ao meio ambiente. Todos os resíduos orgânicos produzidos na empresa, como esterco da granja, além dos resíduos de ovos da produção, como as cascas, seguem para um processo de compostagem, onde são reaproveitados e transformados em adubo orgânico, que segue para aplicação em solo agrícola. A mesma sistemática ocorre com os resíduos secos, como papéis, plásticos e sucatas. Eles são separados e, a partir disso, a equipe responsável busca trabalhar com empresas parceiras de reciclagem, que dão o destino correto de reaproveitamento aos materiais.
Todos os setores da empresa colaboram com a separação de resíduos. “Depois disso, a área ambiental faz o recolhimento em cada setor e leva para a central de resíduos sólidos, onde separamos corretamente e destinamos junto às empresas de reciclagem terceirizadas”, explica Bruna Santarem, supervisora ambiental da empresa.
Esses procedimentos aplicados em Salvador do Sul também são colocados em prática na unidade de Vacaria. É um padrão da Naturovos. “Acredito que o principal foco de todos esses desenvolvimentos é mostrar que realmente é possível fazer, não só por uma questão legal, mas também pela questão da sustentabilidade, de poder zelar para gerações futuras os recursos naturais que estão cada vez mais escassos, devido às ações do homem com o tempo”, salienta Bruna.
A supervisora ambiental frisa que o trabalho de conscientização realizado pela empresa ocorre tanto internamente, com os colaboradores, quanto externamente, com a comunidade e com os 80 produtores parceiros, granjas integradas que produzem ovos com exclusividade para a Naturovos. “A conscientização de que cada ação nesse sentido ambiental conta é um trabalho de formiguinha. E nesse trabalho que a gente busca desenvolver, também com a comunidade, entra essa relação que a Naturovos tem com a questão social e o ESG”, complementa.
“Somos parte da vida das famílias que estão colaborando na produção dos ovos. Geralmente são famílias que tocam essas granjas, e a empresa fornece as galinhas e entra com parte técnica veterinária, ração para as aves, apoio na gestão, etc. Dessa forma, além de estimular o empreendedorismo local, a renda gerada pela produção alimenta a economia das regiões, cria empregos e novas oportunidades”, enfatiza o gestor comercial da empresa, Anderson Herbert.
Dos 80 integrados que produzem ovos para a empresa salvadorense, a grande maioria está situada no Vale do Caí, além de haver integrados no Vale do Sinos, no Vale do Taquari e na Serra.
“Sempre buscamos melhorar”
A preocupação de entregar o melhor produto possível para o consumidor passa por todos os setores e todas as fases do processo. A Naturovos não abre mão da qualidade e passa esse princípio a todos os colaboradores. “Sempre buscamos melhorar, e tem muita coisa para melhorar ainda. A melhoria traz muita motivação para nós, para ser uma empresa que seja responsável com os recursos que utilizamos, para produzir os produtos que as pessoas vão consumir, para que as pessoas se sintam seguras ao consumir o nosso alimento”, enaltece Anderson.
A empresa destaca que utiliza inúmeros recursos, mas também “devolve” esses recursos à sociedade. A Naturovos é parceira de algumas consultorias e universidades. Muitos projetos construídos na unidade de Salvador do Sul são levados adiante. “São várias engrenagens que precisam estar alinhadas para tudo funcionar corretamente. Todas as áreas da empresa pensam em ‘como a gente pode ser melhor?’. Isso é um orgulho para nós”, complementa o gerente comercial.
A busca por melhorias é sempre uma prioridade em curto prazo na empresa. A supervisora ambiental Bruna Santarem vê a Naturovos no caminho certo nesse sentido. “Uma frase que muitas pessoas que nos visitam aqui dizem, é que não imaginam que há tudo isso por trás do ovo, já que é um alimento tão ‘simples’. É um processo bem extenso e há muitas pessoas envolvidas. E essa frase já foi dita por crianças, adolescentes e adultos que vieram nos visitar”, declara.
Empresa trata 100% da água descartada nos processos
O cuidado e a preservação são pilares da Naturovos. Toda a água descartada nos processos da empresa é direcionada para a Estação de Tratamento de Efluentes. Isso representa, mensalmente, aproximadamente 5,5 milhões de litros, que são tratados de forma ecologicamente segura. Todos os padrões de potabilidade são monitorados e avaliados diariamente, a fim de garantir o consumo seguro para as galinhas e também para o uso diário na empresa.
Em uma das fases desse tratamento, a empresa produz o biogás. O processo realizado é semelhante ao que ocorre em um intestino humano. Bactérias e microrganismos removem a sujeira do efluente, gerando gases como o metano. O biogás é um recurso energético renovável, pois a degradação de matéria orgânica é praticamente inesgotável. Assim, gera energia ecologicamente correta, diminuindo a utilização de recursos fósseis, como o diesel e o carvão.
A empresa tem como objetivo aproveitar ao máximo todos os recursos utilizados. Um dos projetos inovadores da Naturovos é o Wetland, que atua como filtro natural simulando um banhado. É no Wetland, a última etapa de tratamento do efluente, que acontece a limpeza final antes do retorno ao açude. Em uma lagoa ecologicamente projetada, as plantas e as camadas de areia e pedras fazem a limpeza final, atendendo à legislação e permitindo o retorno do efluente à natureza com total segurança.
Em 2018, o sistema Wetland para tratamento de efluentes deu à Naturovos a 1ª colocação na categoria Gestão Ambiental e Sustentabilidade do Prêmio Talentos da Avicultura, promovido pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav). Além disso, o Wetland também tem caráter educacional.
Desde o ano de 2016, escolas da região visitam a Naturovos de Salvador do Sul, onde crianças até o 4° ano do Ensino Fundamental conhecem a empresa e aprendem sobre o meio ambiente, guiados pela supervisora ambiental da unidade, Bruna Santarem. A prática foi suspensa no início de 2020 por conta da pandemia, mas está sendo retomada gradativamente, a partir das flexibilizações.
A estação de tratamento de efluentes também foi construída na unidade de Vacaria, e um dos objetivos para o próximo ano é implementar a visita das escolas no local. “A ampliação dos projetos é um dos nossos objetivos. Gostaríamos de colocar em prática na unidade de Vacaria essa visita das escolas à empresa, para conhecer o tratamento de efluentes. A estação está pronta e funcionando, e poder levar isso para a comunidade de Vacaria e região será algo diferenciado. Aproximar cada vez mais a empresa da comunidade é algo que a trabalhamos bastante”, completa Bruna.