Dos muitos sentimentos que envolvem o início do ano letivo, um sentimento a mais se destaca neste ano de 2024: a esperança de que é possível melhorar a educação no Rio Grande do Sul.
Ter esperança é acreditar e esperar que algo muito desejado aconteça. Sem dúvidas, desejamos que o ano letivo seja de superação das dificuldades, com alunos e professores motivados e escolas bem estruturadas. Uma esperança que não é utópica.
Os esforços do governo do Estado e do parlamento gaúcho em debater os problemas da educação, nos mostra que é possível acreditar em melhorias e avanços. O ano letivo na rede estadual inicia com mais professores. Em janeiro mais de 1.500 profissionais tomaram posse. Também será marcado pela expansão do ensino médio em tempo integral, agora oferecido em 205 escolas.
O programa Professor do Amanhã, que irá conceder até mil bolsas para formação de novos professores, já aprovou as propostas enviadas pelas universidades comunitárias. Entre muitas ações, marca o retorno das aulas uma nova fase do Alfabetiza Tchê, a reformulação do Todo Jovem na Escola, com aumento no valor das bolsas de estudos e o Partiu Futuro, que oferece estágios remunerados aos alunos.
Como professor, vivenciei os desafios que envolvem o processo de educar. Como prefeito, vi a complexidade da rede pública de ensino e a necessidade de investir na educação. Como deputado, trabalhamos para que os projetos propostos no parlamento estejam alinhados com as necessidades da comunidade escolar, fundamentados em estudos científicos e dentro das mudanças que a tecnologia impõe.
Muito ainda precisa ser feito. Mas precisamos acreditar que o desenvolvimento social e econômico de uma sociedade está ligado a uma educação de qualidade. O compromisso do governo do Estado nesse processo demonstra que é possível mudar e melhorar.
A esperança em ver avanços tão necessários passa pelo olhar atento de que a educação é um caminho para sermos melhores pessoas, profissionais e cidadãos.