Imagine alguém gerindo suas finanças, orientando onde melhor investir os ganhos e calculando as perdas. Você provavelmente nunca estaria afogado em dívidas ou prestes a declarar falência. Esse é apenas um demonstrativo corriqueiro, mas que traz mais próximo da nossa realidade a função exercida pelo contabilista.
E ontem, terça-feira, foi comemorado o Dia do Contábil. Para celebrar essa data tão importante, nada melhor do que um pouco de história Riograndense sobre uma profissão que contribui importantemente com a nossa sociedade.
Há 70 anos, no dia 25 de abril, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul era fundado no Salão Nobre da Associação Comercial de Porto Alegre, e o primeiro registro físico da entidade contou com 109 assinaturas.
Com o propósito de fiscalizar o exercício da profissão contábil, a fim de detectar irregularidades éticas, além de efetuar o registro dos profissionais e das organizações contábeis, os Conselhos Regionais de Contabilidade são subordinados ao Conselho Federal de Contabilidade.
Desde que foi instituído no estado, sua história vem sendo construída gradativamente com conquistas e avanços. E neste período setentenário, mais de 98 mil profissionais da área já foram catalogados. Ainda no ano de 2016, o número de profissionais ativos entre nível técnico e superior era de 40.397 mil.
Vilson José Fachin, delegado do Conselho Regional de Contabilidade explica que a profissão é muito importante, hoje, para economia do país. A atuação do profissional, de acordo com ele, inclui, além de tantas outras atribuições, o auxílio para abertura e manutenção de empresas, pela mediação entre o empresário e órgãos públicos.
“A Educação Continuada, com o propósito de aperfeiçoar o ofício, através de palestras, congressos e seminários também é importante e praticada. E as pessoas deveriam investir mais na procura de um profissional contabilista sempre que tiverem alguma dúvida para abrir ou manter o seu negócio” destaca Vilson.
Ele ainda explica que em Montenegro há excelentes profissionais e escritórios da área e que a profissão preocupa-se, principalmente, com o bom andamento das empresas.
Associação dos Contabilistas
Vilson explica que em Montenegro há a Associação dos Contabilistas, junto com a Delegacia do Conselho que abrange sete municípios como Montenegro, Barão, Pareci Novo, São Pedro da Serra, São José do Sul, Brochier e Salvador do Sul. Entre técnicos e graduados, há aproximadamente 290 profissionais cadastrados.
No estado há, atualmente, 104 Delegacias e 16 Escritórios Regionais para facilitar o atendimento e atividades no interior.
Convenção de Contabilidade
De acordo com informativo do Conselho Regional de Contabilidade do RS dos dias 13 a 15 de setembro Garamado, na serra gaúcha, receberá milhares de profissionais da área para uma jornada de conhecimento , unindo duas propostas: o Encontro Nacional da Mulher Contabilista e a Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul.