Decisão da greve nos Correios sai hoje

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira, agendou hoje, às 16h, em Brasília, audiência de conciliação entre os Correios e as federações representantes dos trabalhadores. Na última quinta-feira, o magistrado reconheceu como abusiva a paralisação iniciada no dia 19 de setembro.

Em seu despacho, Pereira declarou que “houve adesão à greve com a negociação ainda não encerrada, o que implica na abusividade”. Segundo ele, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) iniciou a paralisação nas suas bases sindicais antes de ser apresentada a proposta financeira, entre outras cláusulas discutidas nas negociações.

A entidade de classe afirma que em nenhum momento a Federação se absteve de negociar. A direção da empresa, por meio de nota, teria cancelado as negociações devido à deflagração da greve. “Logo, a decisão dos empregados não é fato impeditivo para a continuidade da negociação”, diz a nota.

O sindicato aponta essa como uma forma da empresa fragilizar o movimento grevista. O comando nacional de mobilização e negociação da Fentect orienta que todos trabalhadores participem do Ato Nacional em Defesa das Empresas Públicas, em Brasília. Caravanas de todo o País devem chegar hoje à Capital Federal e vão se concentrar em frente ao edifício sede dos Correios.

Últimas Notícias

Destaques