Censo 2020 pode ter os dados coletados via internet pelo IBGE

Tecnologia. Proposta está em fase de testes em 52 municípios de todo o país

Desde ontem (21), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando um teste para coletar dados via internet para o Censo Demográfico 2020. O “ensaio” ocorre em 52 municípios das cinco regiões do país e vai incluir domicílios de todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes. Esta etapa é uma avaliação, que vai comparar os resultados obtidos com o auto-preenchimento online do questionário, diante do feito presencialmente.

De acordo com o técnico responsável pelo Censo 2020, Luciano Duarte, o objetivo é experimentar as diferentes formas de divulgação da coleta nas cidades e também avaliar a eficácia das entregas dos e-ticket’s, pelos Correios, que serão os códigos que darão acesso aos questionários na internet. “É uma mudança muito grande em termos de abordagem, por isso acabamos incluindo outras questões neste teste”, colocou.

A etapa de avaliação do método online foi dividida em três grandes grupos – cada um com diferentes tipos de divulgação e de acesso às perguntas do Censo. O grupo A e B receberá os e-ticket’s até o dia 27 de maio. E o grupo C está apenas sendo orientado a acessar o questionário, acessando por sua conta o portal do IBGE. As perguntas estarão disponíveis lá até o dia 3 de junho.

A adoção da internet como forma de coleta para pesquisas demográficas tem crescido em países do mundo interno. O próprio Censo 2010 usou da ferramenta, mas apenas em último caso e em uma parcela mínima da população. “Isso (de tornar tudo online) tem sido discutido, sim, mas a decisão sempre fica pendente, porque queremos esperar resultados do teste, o que nos dará parâmetros mínimos para saber o que podemos fazer”, apontou Luciano.

Últimas Notícias

Destaques