Livro ‘online’ do MP alerta também dos sinais que antecipam o crime
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) disponibiliza ‘online’ a cartilha “Violência Contra a Mulher: o que você precisa saber?”, com informações sobre a história, o contexto e as diferentes faces deste crime. Para sua criação, o órgão partiu da premissa de que, para sair de uma situação de violência de gênero, é preciso saber identificá-la. Disponível à população em geral, o material foi lançado na última terça-feira, dia 6, em Brasília por ocasião dos 18 anos da Lei Maria da Penha.
“Todos os dias temos notícias divulgadas oficialmente sobre morte de mulheres, de violências de toda natureza contra mulheres, de vivermos sob ameaça constantemente”, constatou a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), na abertura do seminário. A cartilha do Ministério Público explica, de forma didática, que o feminicídio, contudo, é o último estágio de um ciclo de violência.
Ela apresenta, por exemplo, um “violentômetro”, que alerta sobre atitudes menos graves, mas que podem ser sinais precoces de uma possível violência física ou mesmo do assassinato (chantagear, mentir, controlar). Também esclarece sobre fatores de risco que aumentam a probabilidade da violência (ciúme, dificuldades financeiras graves).